
28/04/2015
No próximo episódio do programa Rodas sobre Rotas, que vai ao ar pela TV Cultura neste domingo (3/5), às 19h15 (após o programa Mar sem Fim), o enfoque ambiental será a fauna silvestre da Serra do Japi. Ao final, o trio de pesquisadores e Federico Belini decidem trocar o projeto do longa-metragem por novo modelo de documentário, filmado com estética moderna, para mostrar o olhar dos exploradores que viajarão sobre rodas, a cada dia numa nova rota. Percorrerão cidades, parques estaduais e unidades de conservação paulistas, num clima de aventura. A equipe decide que nesse novo formato os caminhos e imagens valorizarão e preencherão a memória do telespectador com nossas riquezas naturais. E ainda mostrarão a biodiversidade do estado de São Paulo.
No último encontro, os viajantes chegaram a Cotia pelo Rodoanel. Na estrada, Mariana conta a Marília e Bartolomeu que durante a construção da rodovia, pesquisadores e técnicos do Instituto de Botânica vasculharam as matas em busca de espécies relevantes que pudessem ser resgatadas e preservadas com fins de manutenção de algumas populações, para o desenvolvimento de pesquisas científicas e ações educativas. Conheceram o projeto ambiental estadual “Corredor Ecológico”, uma espécie de blindagem verde entre a capital e o interior do estado, que visa reconstituir e preservar maciços de Mata Atlântica. Foram apresentados pelo violeiro Tom Marajó à Congada do Mestre Dito e às lendas regionais. Borba Gato finalmente descobriu que é um fantasma, mas continuou cobrando de Bartolomeu o encontro com sua amada Maria Leite. Visitaram a Casa Bandeirista do Sítio do Mandu; lá aprenderam um pouco mais sobre o estilo de vida dos bandeirantes.
Assim, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, em parceria com a Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, encerra a exibição dos quatro episódios da série Rodas sobre Rotas, que será reapresentada no mesmo canal, em dias e horários informados brevemente.
Para sua realização, foram envolvidas mais de 120 pessoas, entre apoiadores, equipes de profissionais dos parceiros nas áreas de criação, pesquisa, produção artística, elenco, técnica de produção e imagem.
O programa mostrou, em rápidas pinceladas, um pouco da história, com vistas a exibir o acervo ambiental paulista da Rota Turística do Tietê, preservado e restaurado pelo governo estadual, buscando ampliar conhecimentos, sensibilizar e fomentar boas práticas ambientais.