19/05/2015

 

foto: Divulgação - CCDC - USP

Acervo da exposição itinerante. Foto: divulgação – CDCC / USP

 

Comemora-se no dia 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela ONU para conscientizar ainda mais as pessoas sobre a necessidade de proteção da variedade de vida no planeta. Com a mesma finalidade, a Fundação Florestal e o Instituto Florestal, ambos vinculados à Secretaria do Meio Ambiente, participam como parceiros, entre outras instituições, da montagem da exposição itinerante ‘Bicho, quem te viu, quem te vê’.

A mostra propicia aos visitantes a chance de percorrer os caminhos por onde os animais silvestres circulam, vivem e acabam se tornando vítimas da relação com os seres humanos, por meio de imagens, sons e manipulação de objetos.

Até o final do primeiro semestre, a mostra será montada nas unidades de conservação até chegar em junho ao Museu Florestal Octavio Vecchi, instalado no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), em São Paulo.

Além dos dois institutos, a iniciativa do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP) tem a parceria do Laboratório de Educação Ambiental (LEA)/Departamento de Ciências Ambientais/Universidade Federal de São Carlos.

A exposição ‘Bicho, quem te viu, quem te vê’ passará pelas seguintes unidades de conservação: Estação Experimental e Estação Ecológica Itirapina, Estação Experimental de Luiz Antônio e Estação Ecológica Jataí, Parque Estadual Vassununga (Santa Rita do Passa Quatro) e Parque Estadual de Porto Ferreira.

Proteção

A Fundação Florestal é responsável pela biodiversidade no estado de São Paulo, atuando na conservação, manejo e ampliação de florestas remanescentes, por meio de 95 unidades de conservação de proteção integral e uso sustentável.

Graças a elas, o estado ainda possui e mantém grandes áreas intactas, que garantem a preservação e sobrevivência de milhares de espécies.