
04/05/2015
O Projeto DataGeo, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), é um dos três finalistas ao Prêmio Mundo Geo # Connect 2015, na categoria Infraestruturas de Dados Espaciais, cujos vencedores serão revelados em cerimônia no dia 6 de maio, em São Paulo.
O DataGeo consiste na instalação de uma estrutura de dados especiais de temática ambiental do estado de São Paulo. Trata-se de plataforma que permite o acesso às informações territoriais ambientais por instituições governamentais e acadêmicas, além do público em geral.
Segundo o Departamento de Informações Ambientais da SMA, no desenvolvimento da plataforma foram aplicados recursos tecnológicos da área de geoinformação e geociências.
“Isso permitiu a disponibilização de uma base de informações territoriais ambientais, confiável, atualizável e detalhada, para apoiar o cumprimento das atribuições da SMA, tanto na formulação de políticas públicas, quanto para subsidiar as ações de planejamento e gestão, licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental”.
A plataforma foi projetada e construída pelo Sistema Ambiental Paulista e sua implantação gerenciada pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA). Teve ainda a participação dos produtores e usuários de informações espaciais, desde a definição até sua instalação, promovendo mais envolvimento e compromisso das áreas produtoras e detentoras dos dados.
Porta de acesso
O link http://datageo.infraestruturameioambiente.sp.gov.br é a porta de acesso à Base de Informação Terrritorial Ambiental e ao Catálogo de Metadados, permitindo pesquisar a informação desejada (ex:, vegetação) e acessar por meio de um visualizador como essa informação se distribui no território. Pode-se observar assim qual a correlação espacial com outros temas. Tudo isso acessível via web.
“O DataGeo pela sua natureza prática e interativa foi absorvido tanto interna, pelos gestores e técnicos da SMA, como externamente, por outros órgãos, instituições e público. As informações vêm sendo utilizadas nas ações de análise territorial e naquelas voltadas ao meio ambiente, reforçando a transparência e compartilhamento de dados”.
Desde o lançamento do DataGeo em setembro de 2014, verifica-se o aumento diário dos acessos. Hoje, são contabilizados, em média, 160 acessos por dia, com picos de até 200 entradas.
Para saber mais sobre o projeto acesse:
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cpla/2013/03/23/projeto-datageo/