
08/05/2015
A Secretaria do Meio Ambiente destacou-se na festa de entrega do Prêmio Mundo Geo #Connect2015, dia 6 de maio, em São Paulo, com a premiação de dois projetos na área de geotecnologia e geoinformação.
O Instituto Geológico conquistou o prêmio na categoria ‘Gestão Pública’ com o ‘Sistema Gerenciador de Informações sobre Riscos Geológicos no Estado de São Paulo (SGI-Risco-IG): geotecnologia como subsídio para tomada de decisões em cenários de riscos naturais’.
De autoria de Antonio Carlos Guedes, Maria José Brollo e Francisneide Ribeiro, o projeto permite o mapeamento das áreas de risco e escorregamentos, inundações, erosão e solapamento das margens, e também atendimentos de emergência. Procura também responder questões sobre áreas de risco no estado de São Paulo: Quantas são? Onde estão? Qual gravidade? Como integrar as informações com outros órgãos?
O projeto ‘DataGeo – Implantação de uma IDE Ambiental do Estado de São Paulo’, da Secretaria do Meio Ambiente e de autoria de Arlete Tieko Ohata, Ana Maria Neves, Igor Redivo e Aline Salim, do Departamento de Informações Ambientais da CPLA, classificou-se em segundo lugar na categoria ‘Infraestruturas de Dados Espaciais’.
O DataGeo consiste na instalação de dados espaciais de temática ambiental do estado de São Paulo. Essa plataforma possibilita a disponibilização de uma base de informações territoriais ambientais, confiável, atualizável e detalhada, e o acesso por instituições governamentais, acadêmicas e o público em geral.
A plataforma foi projetada e construída pelo Sistema Ambiental Paulista e sua implantação gerenciada pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA). Teve ainda a participação dos produtores e usuários de informações espaciais, desde a definição até sua instalação, promovendo mais envolvimento e compromisso das áreas técnicas da SMA.