
11/05/2015
Em cerimônia quinta-feira (7), na Secretaria do Meio Ambiente, foi assinado protocolo de intenções em favor de um plano estratégico de restauração florestal para o estado de São Paulo, como resultado da conjugação de esforços das entidades envolvidas.
O documento, subscrito pela secretária Patrícia Iglecias, entre outras autoridades, visa à execução do Programa de Regularização Ambiental (PRA), aumento da cobertura das florestas e fortalecimento da economia verde de base florestal.
O protocolo antecede a formalização de convênio, ou outra forma de parceria, que levem em consideração a identificação de áreas prioritárias para implantação de florestas, objetivando a restauração de serviços ecossistêmicos, especialmente relacionados à conservação da água e da biodiversidade. E ainda: fixação de carbono e adaptação à mudança climática, apoio às iniciativas de recomposição de reservas legais e recuperação obrigatória de matas ciliares.
“Os objetivos contidos no documento são fundamentais”, disse Patrícia Iglecias, acrescentando que “o próprio governador Geraldo Alckmin tem priorizado esse assunto”. A secretária lembrou ainda que o ‘Programa Nascentes’, que tem como um dos focos principais a restauração ecológica, também objeto do protocolo, se iniciou na Secretaria do Meio Ambiente e tornou-se um programa de governo.
Além de Patrícia Iglecias, assinaram o protocolo de intenções Miguel Moraes, da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN); Rachel Biderman Furriela, do Word Resources Institutes (WRI Brasil); Luis Ernesto Barrichelo, do Instituto de Estudos e Pesquisas Florestais (Ipef), e pela SMA, Helena Carrascosa, assessora técnica de gabinete, e Isabel Fonseca, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN).
As entidades deverão indicar em dez dias seus representantes no grupo de trabalho encarregado de acompanhar as atividades previstas no protocolo.