05/06/2015

Filhote de arara-azul-de-lear, que será homenageado em selo.

Filhote de arara-azul-de-lear, que será homenageado em selo comemorativo

Os pontos altos da programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente acontecem domingo (7/6) no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com a presença da secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

A primeira atividade será a entrega de veículos para fiscalização ambiental, seguida do lançamento da nova logomarca e das diretrizes do Sistema Ambiental Paulista, e do selo comemorativo ao nascimento da primeira arara-azul-de-lear em cativeiro no Zoo de São Paulo.

A agenda, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, tem sequência com assinatura do Convênio Defesa das Águas, entrega de medalhas João Pedro Cardoso e placas e homenagem aos dez municípios que mais apoiaram a inscrição no Cadastro Ambiental Rural – SICAR.

Outras atividades igualmente importantes no Parque Villa-Lobos: lançamento da Operação Corta-Fogo 2015 e homenagem aos três parceiros que se destacaram na campanha do ano passado; entrega do Plano de Ação Pró-Primatas, pela Comissão Permanente de Proteção dos Primatas Paulistas; Oficina Corta Fogo, pela Coordenadoria de Educação Ambiental, com demonstração de técnicas de prevenção a incêndios. E ainda: projeção de imagens de desenhos em 3D sobre mata ciliar.

Zoo-SP

 A programação do Zoológico de São Paulo destaca apresentações didáticas, às 10h30, 11h30, 13h30 e 14h30, e no espaço “Vida de Bicho”, 11h e 14h, nas quais educadores conversam sobre animais com o público. Outro atrativo: teatro “Círculo das baleias”, da Companhia Pia Fraus, às 14h.
Fundação Florestal

 Na FF, haverá Festival da Mata Atlântica, com palestras, exposições e ações de limpeza da praia, na APA Marinha Litoral Norte / Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE-SS), em Ubatuba, e palestras e trilhas no PESM – Núcleo Picinguaba – Litoral Norte, na mesma cidade.

 Estão programadas ainda palestras, vídeos, trilha da Bica, trilha até o Mirante e atividades ao ar livre no PESM Curucutu, em Itanhaém; evento “Revelando São Paulo”, no qual as unidades do Vale do Ribeira são apresentadas ao público, no PE Vale do Ribeira.

 E mais: palestras sobre o meio ambiente, trilha interpretada e  dinâmicas socioambientais, no PE Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo; caminhada interpretativa da trilha da Jaguatirica, visita à Barragem Cabuçu e peça teatral “Água Amiga”, no PE Cantareira – Núcleo Cabuçu, em  Guarulhos.