01/06/2015

010605

Patrícia Iglecias libera recursos para proprietários rurais (foto: André Luiz D. Takahashi/Pref.Votuporanga)

A microbacia do Córrego Marinheirinho, em Votuporanga, constitui importante manancial de abastecimento do município, produzindo 165 litros de água por segundo para abastecer 35% dos 85 mil habitantes da cidade, além de atender à demanda dos proprietários rurais da área.

Por essa razão, a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga (Saev), organizou o evento “Vida ao Marinheirinho”, convidando para a abertura, nesta sexta-feira (29/5), a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

A secretária, que elogiou a iniciativa, disse que o trabalho de conscientização da população é fundamental para a preservação dos mananciais de abastecimento de água, e deve envolver todos os segmentos da sociedade.

Na oportunidade, Patrícia Iglecias fez a entrega de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), que serão destinados aos proprietários rurais participantes do projeto Pagamento por Serviços Ambientais.

O evento ocorreu na represa de captação da Saev Ambiental, com a presença de  autoridades da região, proprietários rurais e estudantes. Com apoio da prefeitura local e da Agência Nacional das Águas (ANA), foi apresentado um balanço do Programa “Vida ao Marinheirinho” e seus vários projetos.

As ações já dão resultados, como o plantio de mudas nativas regionais em área de 23 mil m², onde se localizam 21 nascentes, que foi protegida com cerca em todo o entorno. Trabalhos de conservação do solo, principalmente para controlar erosões, foram realizados em área de 60 hectares. Além disso, o programa já desenvolveu 12 oficinas de educação ambiental, promovendo a capacitação da comunidade.

Ainda no período da manhã, a secretária participou de reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Cidas), realizado no gabinete do prefeito de Votuporanga, Nasser Marão Filho.

O encontro contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios de Cosmorama, Américo de Campos, Álvares Florence, Valentim Gentil, Meridiano, Paulo de Faria, Pontes Gestal, Cardoso, Pedranópolis, Parisi e Jaci.

Antes de seu retorno a São Paulo, Patrícia Iglecias visitou a Agência Ambiental de São José do Rio Preto, da Cetesb, onde conversou com os funcionários sobre as diretrizes adotadas pela Secretaria do Meio Ambiente.

Estavam presentes também diretores regionais das coordenadorias Administrativa, de Biodiversidade e Recursos Naturais e de Fiscalização Ambiental.