17/06/2015

Cecfau 02 interna

Instalações do CECFAU em Araçoiaba da Serra

Com a presença da secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo entrega nesta sexta-feira (19/6) um espaço projetado especialmente para pesquisas e proteção da fauna silvestre.

Trata-se do primeiro Centro de Conservação da Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (CECFAU), que abrigará inicialmente cinco espécies de animais ameaçadas de extinção: mico-leão-preto, mico-leão-dourado, mico-leão-da-cara-dourada e tamanduá-bandeira, além da arara-azul-de-lear, cujo nascimento do primeiro filhote em cativeiro no Hemisfério Sul ocorreu em abril no Zoo.

O centro ocupa uma área de 80 mil m², na Estrada do Jundiaquara, 33, em Araçoiaba da Serra. Ali, o Zoo mantém uma fazenda onde são produzidos alimentos para os animais.

O principal objetivo do CECFAU é promover, por meio de pesquisas e programas integrados, a conservação da fauna silvestre “in situ”, no próprio ambiente onde ocorrem, e “ex situ”, fora do ambiente natural, como aconteceu com a arara-azul-de-lear, espécie endêmica da região norte da Bahia.

A unidade desenvolverá também estratégias destinadas à manutenção de espécies cativas geneticamente viáveis para programas de reintrodução e reforço das populações na natureza.

Com investimento de R$ 4 milhões, o centro dispõe de áreas de apoio técnico e de alimentação animal, espaços administrativos e operacionais e um complexo de recintos que, a princípio, alojará algumas espécies de tamanduás, pequenos primatas e arara-azul-de-lear.