
20/07/2015
Mais um registro foi feito dentro do território do Parque Estadual Serra do Mar (PESM). Desta vez, as câmeras trap (armadilhas fotográficas) do Núcleo Caraguatatuba flagraram, no dia 16 de julho, uma onça-parda (Puma concolor) jovem percorrendo uma das trilhas do parque. A presença do felino, ameaçado de extinção, é uma evidência da importância e da qualidade de vida para fauna e flora, no que diz respeito à preservação ambiental das Unidades de Conservação.
A onça-parda, segundo maior felino brasileiro, perdendo apenas para a onça-pintada, precisa de grandes territórios de floresta para sobreviver. A caça e o desflorestamento – que resultam diminuição da disponibilidade de presas – são as principais ameaças à sobrevivência deste animal.
Sobre o PESM
O Parque Estadual Serra do Mar (PESM) protege a maior extensão Mata Atlântica remanescente do país. Com 315.390,69 hectares, abrange 23 municípios paulistas e é responsável pela conexão entre as florestas do estado do Rio de Janeiro e Paraná, formando o maior corredor de biodiversidade de toda a Mata Atlântica. Entre jatobás, uricuranas, canelas, xiles, cedros, manacás-da-serra, guanandis, guapuruvus e palmeiras-juçara, além da onça-parda, abrigam-se a onça-pintada, bugio, jaguatirica, cotia, paca, guaxinim, lontra, tucano-de-bico-preto, araponga, jacu-açu, entre milhares de outros animais.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=9GwW80HJlPk]