
06/08/2015
Há quem diga que datas comemorativas como o Dia dos Pais são só uma desculpa para o comércio faturar mais. No entanto, com um pouco de criatividade, é possível driblar o consumismo e, ao invés de adquirir “coisas”, homenagear nossos progenitores com experiências enriquecedoras, que ficarão guardadas para sempre na memória.
Esporte + piquenique no parque

Quadras de street basketball no Parque Villa-Lobos
Que tal juntar toda a família para uma partida de futebol no parque? Ou vôlei, basquete, skate, o que a sua família mais curtir… Para finalizar, troque o almoço no restaurante lotado por um piquenique caprichado. É diversão garantida!
Nos parques Villa-Lobos, Várzea do Embu-Guaçu, Juventude, Belém, Ecológico do Guarapiranga e Gabriel Chucre, você encontrará estrutura apropriada para esse tipo de programa.
Fazer trilha
Não importa se seu pai tem estilo aventureiro ou não. Um passeio em meio a uma floresta preservada, com lindas paisagens, tranquilidade e ar puro, tem tudo o que é preciso para encantar a família e marcar esse dia de forma muito especial. Nos parques de São Paulo, há trilhas de diversos níveis de dificuldade, desde as mais simples e acessíveis para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê até as mais complexas, apropriadas para quem tem bom preparo físico.
Veja aqui a lista dos parques estaduais de São Paulo. Antes de ir, não esqueça de entrar em contato com a administração do parque para confirmar os horários e normas de funcionamento. Verifique também se é necessário agendamento prévio.
Desbravar uma caverna
Você já teve a oportunidade de conhecer uma caverna? Que tal fazer isso junto com o seu pai? O estado de São Paulo tem centenas de cavernas, muitas delas abertas para visitação. A região que concentra a maior parte delas é a do Vale do Ribeira. Os parques estaduais de Intervales, Caverna do Diabo e PETAR são ótimas opções de passeio para o fim de semana.
Assim como no caso das trilhas, é bom entrar em contato com o parque previamente para consultar as normas e horários de funcionamento, bem como checar se há necessidade de agendamento prévio.
Ajude-o a voltar a ser criança
Que tal levar o seu pai para relembrar as brincadeiras que ele costumava fazer quando criança?
Você pode até presenteá-lo com uma pipa feita por você mesmo. Na internet você encontra inúmeros tutoriais que ensinam como fazer uma.
Se você optar por essa atividade, fique atento para algumas dicas de segurança, assim você não corre o risco de se machucar ou de machucar os outros: procure um local aberto, afastado de outras pessoas e longe de fios elétricos; verifique se é permitido soltar pipa no local escolhido; é proibido o uso de cerol; as crianças devem estar sempre acompanhadas por um adulto.
Um dia na praia
O que pode ser mais revigorante e potencialmente gerador de boas lembranças que um bom passeio na praia?
Se você prefere praias mais preservadas e tranquilas, os parques estaduais da Serra do Mar, de Ilhabela, da Ilha do Cardoso e da Ilha Anchieta ficam no litoral do estado e garantem paisagens de tirar o fôlego.
Plantar uma horta e criar um novo hábito
Se seu pai está precisando de um empurrãozinho para adotar uma alimentação mais saudável, por que não aproveitar o domingo para criar uma horta caseira junto com ele?
Cuidar de uma horta pode ser uma atividade terapêutica e prazerosa. A fuga das atividades essencialmente urbanas, o contato com a terra, o privilégio de colher algo plantado por você mesmo, o aroma delicioso que se espalha quando as plantinhas são podadas… São muitos os benefícios trazidos por esse hábito, que além de tudo, ainda deixa a sua casa mais bonita.
Na internet você encontra várias dicas sobre como criar e manter uma horta em casa. Também colocamos algumas dicas na nossa página do Facebook. Passa lá para ver.