010901

As ações de combate a incêndios em coberturas vegetais da Operação Corta-Fogo 2015 receberam um reforço: aeronaves. A Defesa Civil, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e o Corpo de Bombeiros, contratou empresas especializadas no combate aéreo.

Regiões com maior incidência de ocorrências, como os municípios de Araçatuba, Piracicaba, Jundiaí, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas e a Região Metropolitana de São Paulo estão entre as áreas que receberão atendimento aéreo, caso seja necessário.

Para integrar as equipes em solo com as aeronaves, os profissionais passaram por um treinamento na quinta-feira, 27 de agosto, no Aeroclube Campo dos Amarais, em Campinas. No curso, instruções básicas sobre acionamento, logística de apoio em solo, medidas de segurança e aulas sobre abastecimento e simulação de ataque aéreo ao fogo com uso de água e espuma.

A SMA foi representada pelo Instituto Florestal (IF) e pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA/SMA).

A Operação Corta-Fogo se relaciona com duas das Cinco Diretrizes da Secretaria do Meio Ambiente: “Conservação ambiental e restauração ecológica” e “Vulnerabilidade ambiental e mudanças climáticas”.

Operacao Corta Foto Interna

Matérias relacionadas