26/08/2015

Busto de Carlos Botelho no parque que leva seu nome

Busto de Carlos Botelho no parque que leva seu nome

O personagem que dá nome a um parque de hoje é Carlos Botelho, homenageado em 1982 quando o local foi inaugurado e ganhou seu nome.

Carlos José de Arruda Botelho nasceu no ano de 1855 em Piracicaba. Médico urologista, formado em Paris,  trabalhou na Santa Casa de Misericórdia, centro de referência hospitalar paulista localizado até hoje no bairro da Santa Cecília. Tornou-se um dos mais brilhantes e reconhecidos cirurgiões de São Paulo. Ajudou a fundar a Policlínica de São Paulo, criou a “Casa de Saúde Dr. Botelho” – primeiro hospital particular brasileiro – no Brás e foi sócio-fundador da Academia de Medicina de São Paulo, da qual foi presidente entre 1896 a 1917.

Homem de grande dinamismo, Dr. Botelho ingressou na política, sendo senador e secretário do Estado. Crescido em meio à lavouras, tinha conhecimentos na área e investiu em modernos métodos para a agricultura, principalmente em Piracicaba, onde criou a Escola Agrícola em terras doadas por Luiz de Queiroz. Foi secretário da Agricultura, entre 1904 a 1908, período em que introduziu a cultura do algodão, do trigo e do arroz, fez o levantamento da carta geográfica do Estado, promoveu a importação de animais reprodutores e projetou o saneamento da cidade de Santos. Além disso, criou a Agência Nacional de Colonização em 1907 e no mesmo ano participou da fundação da Sociedade Rural Brasileira, sendo o primeiro presidente da instituição.

No ano de 1908, assinou um contrato pela chegada do navio Kasato Maru, tornando-se o introdutor dos primeiros imigrantes – cerca de 800 pessoas – vindos do Japão no país. Por essa atitude recebeu memórias póstumas do governo japonês. Em 1955, foi inaugurado um busto de Carlos Botelho, no Jardim da Aclimação, e em 2008, ano de centenário da imigração japonesa no Brasil, outro busto foi inaugurado, dessa vez no parque que leva seu nome, Parque Estadual Carlos Botelho. O Dr. Botelho faleceu em 1942, aos 92 anos, depois de largar a vida pública e se dedicar apenas a agricultura.

O parque que leva o nome dessa importante personalidade fica situado na Serra de Paranapiacaba, entre os municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Sete Barras. O local com 37.644 hectares de extensão territorial, possui vasta flora e fauna. Já foram identificadas mais de 220 espécies de aves no parque, muitas delas ameaçadas de extinção, como a jacutinga. O parque também abriga a população mais expressiva do maior primata das Américas, o muriqui, mais conhecido como mono-carvoeiro. O visitante pode ainda desfrutar de diversas trilhas, cachoeiras e quiosques, constituindo-se em um espaço de lazer para todas as idades.

 

Matérias relacionadas:

Conheça mais sobre a vida de Alberto Loëfgren

Você sabe o nome oficial do Parque da Água Branca?