12/08/2015

Busto de Fernando Costa, fundador do parque

Busto de Fernando Costa, fundador do parque

Nas próximas semanas, traremos os significados dos nomes de alguns parques do estado de São Paulo. Hoje, explicaremos o nome do Parque da Água Branca, oficialmente Parque Dr. Fernando Costa. Mas quem foi Fernando Costa?

Entre 1912 e 1919, o agrônomo Fernando Costa foi vereador e prefeito de Pirassununga e deputado estadual. No dia 2 de junho de 1929, quando era secretário de Agricultura, inaugurou o parque na zona oeste de São Paulo. Em 1950, o local recebeu o nome de “Dr. Fernando Costa”, em homenagem ao seu fundador. O lugar é conhecido popularmente como “Parque da Água Branca”. Mas por que Água Branca?

O córrego que corta a região tinha uma água bem limpa, daí vem “Água Branca”, literalmente pelas águas claras.

O parque é referência na cidade de São Paulo. Em 1996, foi tombado como patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado). O local possui 137 mil metros quadrados, com cerca de 80 mil metros quadrados de área verde e conta com várias atrações, como exemplo, o Aquário, que possui várias espécies de peixes do estado, e o Museu Geológico, onde são encontrados fósseis, minerais, rochas e documentos antigos de explorações geográficas em São Paulo.