
12/08/2015
Nas próximas semanas, traremos os significados dos nomes de alguns parques do estado de São Paulo. Hoje, explicaremos o nome do Parque da Água Branca, oficialmente Parque Dr. Fernando Costa. Mas quem foi Fernando Costa?
Entre 1912 e 1919, o agrônomo Fernando Costa foi vereador e prefeito de Pirassununga e deputado estadual. No dia 2 de junho de 1929, quando era secretário de Agricultura, inaugurou o parque na zona oeste de São Paulo. Em 1950, o local recebeu o nome de “Dr. Fernando Costa”, em homenagem ao seu fundador. O lugar é conhecido popularmente como “Parque da Água Branca”. Mas por que Água Branca?
O córrego que corta a região tinha uma água bem limpa, daí vem “Água Branca”, literalmente pelas águas claras.
O parque é referência na cidade de São Paulo. Em 1996, foi tombado como patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado). O local possui 137 mil metros quadrados, com cerca de 80 mil metros quadrados de área verde e conta com várias atrações, como exemplo, o Aquário, que possui várias espécies de peixes do estado, e o Museu Geológico, onde são encontrados fósseis, minerais, rochas e documentos antigos de explorações geográficas em São Paulo.