
15/09/2015
Uma das sessões de discussão do seminário internacional que se realizará na próxima semana no anfiteatro da Secretaria do Meio Ambiente abordará o tema “Assegurando retornos positivos para os investimentos”. Na oportunidade, três especialistas apresentarão casos de sucesso relacionados a investimentos em infraestrutura verde para o enfrentamento de situações de escassez de recursos.
Todd Gartner, responsável pelo Programa de Alimento, Florestas e Água do World Resources Institute (WRI), é um dos palestrantes dessa sessão. Ele coordena o projeto “Infraestrutura Natural para a Água” do WRI, no qual em parcerias com governos e empresas trabalha-se no investimento em conservação e restauração de florestas, pântanos e outros ecossistemas, de forma a assegurar o abastecimento de água potável, reduzir os riscos de enchentes e obter outros benefícios sociais e econômicos.
Gartner tem formação acadêmica e ampla experiência nas áreas de Meio Ambiente, Silvicultura e Finanças e, em sua apresentação, abordará o tema “Do cinza ao verde: investindo em infraestrutura natural para o enfrentamento de desafios para a provisão de água, alimento e energia”.
Genevieve Bennett apresentará estudos de caso de investimentos em infraestrutura verde para cidades, com ênfase em custo-efetividade e gestão de riscos. A especialista é responsável pela área de mercado de serviços ambientais na Forest Trends, com trabalho focado em investimentos em serviços de bacias hidrográficas e acordos para a qualidade da água, infraestruturas verdes, metodologias de avaliação não-comerciais, gestão de bacias hidrográficas e compensação ambiental.
David Canassa, gerente de sustentabilidade da Votorantim Industrial, apresentará o “Legado das Águas – Reserva Votorantim”. A reserva, de caráter privado, é uma área de 31 mil hectares localizada do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, que visa proteger a biodiversidade, a água e demais recursos naturais em um dos mais importantes remanescentes de mata atlântica do Brasil.
A sessão contará ainda com a moderação de Miguel Calmon, gerente sênior do Programa de Conhecimentos, Ferramentas e Capacitação para a Restauração Florestal da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
O evento
O Seminário Internacional “Unindo cidades e bacias hidrográficas para a segurança hídrica e a economia verde” (“Bridging cities and watersheds for water security and green economics”) é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), a Forest Trends, o World Resources Institute (WRI) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
O evento será realizado no dia 21 de setembro e reunirá lideranças de centros urbanos, gestores de recursos hídricos e especialistas em meio ambiente e hidrologia para compartilhar experiências de sucesso, modelos e ferramentas para a gestão de bacias hidrográficas e recursos hídricos.
Além da sessão apresentada neste texto, três outras sessões fazem parte da programação: “Economia Verde e Segurança Hídrica”, “Projeto e Monitoramento de Infraestrutura para Segurança Hídrica nas Cidades” e “Mecanismos Institucionais e de Governança para Unir Cidades e Bacias Hidrográficas”.
Serviço
Seminário Internacional “Unindo cidades e bacias hidrográficas para a segurança hídrica e a economia verde” (“Bridging cities and watersheds for water security and green economics”)
21/09/2015, das 8h30 às 18h
Anfiteatro Augusto Ruschi – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Endereço: Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros, São Paulo/SP
Matérias relacionadas
Texto: Anna Karla Moura