
15/09/2015
Até 25 de outubro, pode ser vista, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em parceria com o Museu da Casa Brasileira, a exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô, em celebração ao centenário de nascimento do arquiteto João Batista Vilanova Artigas.
O conteúdo da mostra é baseado em pesquisas de Michael Gorski e Sílvia Zatz, autores do livro A mão livre do vovô. Estão expostos desenhos que o arquiteto fez para seus netos. A ideia é mostrar um outro lado de Vilanova, o lado lúdico da relação de avós e netos. A exposição é dividida em duas mostras: um painel expositivo com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel feitos por ele e uma mostra na Biblioteca com ampliações e desenhos originais da mesma série.
João Batista Vilanova Artigas foi um grande arquiteto, registrando sua marca em cerca de 700 projetos, entre eles, o projeto do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, e o do prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU). Seu estilo, representante da chamada Escola Paulista, influencia arquitetos até hoje.
Até o fim da exposição serão realizadas oficinas para criação de livros e atividades em grupo para contação de histórias infantis. As atividades têm o foco principal na relação entre avôs e netos.