
21/09/2015
Popularmente conhecido como Parque do Belém, o local é oficialmente denominado Parque Manoel Pitta. Hoje, conheceremos este personagem muito popular no bairro onde nasceu e cresceu.
Manoel Pitta, filho de um imigrante sapateiro, nasceu no Belém, bairro de origem operária, no sobrado em que ainda hoje funciona a loja de calçados da família. Ainda jovem, Manoel assumiu os negócios, permanecendo na direção da loja até o ano de sua morte, em 2011. Sempre interessado em política e no progresso do seu querido bairro, ingressou para a Sociedade Amigos do Belém (SAB), onde foi presidente por 35 anos.
Dedicou grande parte de sua vida para conquistar melhorias para o Belém, entre elas estão: a instalação da Base Comunitária do Belém, mudança de nome do Sesc Tatuapé para Sesc Belenzinho, a criação do Dia do Belém (comemorado em 30 de junho), passeios ciclísticos no bairro e a criação do Parque do Belém.
Todo legado de trabalho em prol da comunidade belenense foi reconhecido em 2013, quando o parque passou a se chamar Parque Estadual do Belém Manoel Pitta.
Sobre o parque
O Parque foi construído no local onde funcionou uma antiga unidade da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (FEBEM), totalmente reformado por meio de um projeto que engloba ainda a Fábrica de Cultura do Belém, que mantém cursos para crianças e jovens, e também a ETEC do Belém. O visitante tem à sua disposição, em uma área de 210 mil m² de área, quadras poliesportivas, quiosques, ciclovia, pista de corrida e de skate, áreas de ginástica, playgrounds e praças de estar. No futuro, será instalada uma Biblioteca semelhante a existente no Parque da Juventude.
Serviço
Avenida Celso Garcia, 2531
Belenzinho – São Paulo – SP – CEP 03015-000
Fone: (11) 3279-7280
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 6h às 20h.
Matérias relacionadas
Texto: Aline Oliveira