23/09/2015

Mobiliários urbanos para reparo de bicicleta são inaugurados no dia mundial sem carro

Mobiliários urbanos para reparo de bicicleta são inaugurados no dia mundial sem carro

No Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, os parques Villa-Lobos e Candido Portinari ganharam estacionamentos e três estações de reparo, com jogos de ferramentas, válvulas para calibragem de pneus e suportes para manutenção de bicicletas. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. 

Estiveram presentes à inauguração dos mobiliários urbanos representantes do Grupo Mapfre, o coordenador de Parques Urbanos José Eduardo Ismael Lutti e a secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias, que cumpriu a agenda do dia se locomovendo de transporte público e a pé. “É preciso pensar o uso que fazemos do carro no dia a dia. Também é de fundamental importância o Estado incentivar o uso de transportes alternativos, e a bicicleta é o mais popular, barato, ecológico e saudável deles”, destacou.

Tanto as estações quanto os bicicletários estarão disponíveis gratuitamente à população e poderão ser utilizados durante todo o período de funcionamento dos parques.

De acordo com Lutti, todos os demais parques urbanos administrados pela Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente (CPU/SMA) contarão com esse mobiliário, especialmente o Pomar Urbano, às margens do rio Pinheiros, que terá duas estações junto à ciclovia. “A ideia é disponibilizar aos ciclistas pontos de apoio não só para pequenos ajustes, mas para reparos emergenciais”, explicou.

O Dia Mundial sem Carro tem o objetivo de sensibilizar a população sobre questões ligadas à mobilidade urbana, trânsito e meio ambiente.

Estação de reparo instalada

Estação de reparo instalada