
23/09/2015

Mobiliários urbanos para reparo de bicicleta são inaugurados no dia mundial sem carro
No Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, os parques Villa-Lobos e Candido Portinari ganharam estacionamentos e três estações de reparo, com jogos de ferramentas, válvulas para calibragem de pneus e suportes para manutenção de bicicletas. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.
Estiveram presentes à inauguração dos mobiliários urbanos representantes do Grupo Mapfre, o coordenador de Parques Urbanos José Eduardo Ismael Lutti e a secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias, que cumpriu a agenda do dia se locomovendo de transporte público e a pé. “É preciso pensar o uso que fazemos do carro no dia a dia. Também é de fundamental importância o Estado incentivar o uso de transportes alternativos, e a bicicleta é o mais popular, barato, ecológico e saudável deles”, destacou.
Tanto as estações quanto os bicicletários estarão disponíveis gratuitamente à população e poderão ser utilizados durante todo o período de funcionamento dos parques.
De acordo com Lutti, todos os demais parques urbanos administrados pela Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente (CPU/SMA) contarão com esse mobiliário, especialmente o Pomar Urbano, às margens do rio Pinheiros, que terá duas estações junto à ciclovia. “A ideia é disponibilizar aos ciclistas pontos de apoio não só para pequenos ajustes, mas para reparos emergenciais”, explicou.
O Dia Mundial sem Carro tem o objetivo de sensibilizar a população sobre questões ligadas à mobilidade urbana, trânsito e meio ambiente.
Notícias relacionadas
- Governo de SP apresenta ações de conservação do meio ambiente em Fórum Internacional
- Governo de São Paulo lança edital para concessão dos parques Água Branca, Villa-Lobos e Candido Portinari
- Governo de SP e Prefeitura realizam nova operação para remover construções irregulares em Área de Proteção Ambiental na região de Parelheiros