23/10/2015

Negociação Interna 01

As unidades de produção de orgânicos no estado de São Paulo tiveram um aumento significativo

Uma das atrações do VI Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo, ocorrido no Parque da Água Branca, de 16 a 18 de outubro, foi a Rodada de Negócios promovida pela Secretaria do Meio Ambiente. Foram realizadas 63 reuniões entre nove compradores e 14 vendedores. As inscrições foram agendadas pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), que coordena os Projetos Microbacias II e São Paulo Orgânico.

Danilo Angelucci de Amorim, coordenador da CBRN, conta que o objetivo do Microbacias II é incentivar e orientar os agricultores familiares a adotarem melhores práticas de produção, como os Sistemas Agroflorestais – SAF, que são uma forma de uso da terra no qual se trabalha ao mesmo tempo com diferentes árvores e arbustos e a produção agrícola e/ou pecuária. O foco do Microbacias II está no acesso ao mercado, na geração de renda e na proteção ambiental.

Já o Projeto São Paulo Orgânico tem o objetivo de fortalecer toda a rede de produção orgânica, especificamente. A Rodada de Negócios é uma das linhas de ação do projeto, e foi concebida para ser um instrumento de estímulo e fomento ao comércio de produtos orgânicos, aproximando produção e distribuição desses produtos, com ganhos na redução dos custos de intermediação e no aumento da oferta de orgânicos com qualidade e regularidade, colaborando para a estruturação desse mercado. A equipe técnica da CBRN comemorou ao constatar que muitos dos produtores inscritos na Rodada de Negócios já estão produzindo orgânicos em Sistemas Agroflorestais.

Participaram das reuniões de negociação as empresas República Gastronômica, Horta Café e Bistrô, Instituto Chão, Terra Frutas Orgânicas (Ceasa), Projeto Caras do Brasil (Grupo Pão de Açúcar), Orgânicos da Cantareira, CAISP – Cooperativa Agropecuária de Ibiúna, Boutique das Marmitas e Horta no Pote.

Isabela Gonçalves, proprietária da Horta no Pote, inscreveu-se na Rodada de Negócios em busca de novos fornecedores para seu delivery, que comercializa virtualmente saladas orgânicas elaboradas artesanalmente somente com ingredientes orgânicos. Mais do que saladas, a empresária afirma que comercializa “saúde e qualidade de vida. Uma alternativa saudável, nutritiva e gostosa de alimentação”.

Isabela Gonçalves, proprietária da Horta no Pote, inscreveu-se na Rodada de Negócios em busca de novos fornecedores para seu delivery

Isabela Gonçalves, proprietária da Horta no Pote, inscreveu-se na Rodada de Negócios em busca de novos fornecedores para seu delivery

O Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo, em sua 6ª edição, tem como proposta fomentar, divulgar e promover toda a cadeia alimentar, a partir da gastronomia orgânica, propondo novos modelos e prática, que tornam a cadeia mais sustentável, limpa e justa. Quem conta é a chef de cozinha Leila D, idealizadora do evento. “Por meio da gastronomia orgânica como ferramenta transformadora da realidade social, apresentamos os pensamentos da nova economia criativa, tornando o alimento orgânico mais acessível e próximo do consumidor.”

Leila D enfatiza a importância das muitas parcerias que viabilizam o Festival, sobretudo com as secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento. O governador Geraldo Alckmin, que tem apoiado a agricultura orgânica, visitou a Feira Gastronômica no domingo, dia 18.

As unidades de produção de orgânicos no estado de São Paulo tiveram um aumento significativo. Segundo os dados da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, passaram de 10.064 em janeiro de 2014 para 13.323 em janeiro deste ano, ou seja, um acréscimo de 32%. A área total de produção orgânica no Brasil já chega a quase 750 mil hectares, sendo o Sudeste a região com maior área produtiva, chegando a 333 mil hectares. Em seguida, estão as regiões Norte (158 mil hectares), Nordeste (118,4 mil hectares), Centro-Oeste (101,8 mil hectares) e Sul (37,6 mil hectares).

Texto: Dirceu Rodrigues

Matérias relacionadas:

SMA promove rodada de negócios em festival gastronômico