
26/11/2015
Começou na quarta, 25 de novembro, a sétima edição do Encontro Paulista de Biodiversidade, que, neste ano, conta com parceria da AES Tietê. O público lotou o anfiteatro da Secretaria do Meio Ambiente para assistir às apresentações das iniciativas nacionais e internacionais de restauração ecológica em larga escala.
O EPBio tem a proposta de reunir academia, sociedade civil e governo, promovendo o debate em torno das questões mais relevantes a respeito da biodiversidade. Os temas desta edição são restauração ecológica e fauna.
Para a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, os temas “são dois assuntos que, com certeza, têm muito a contribuir para a evolução das políticas públicas que nós temos hoje e para o enfrentamento dos desafios do contexto atual”.
Ela destacou que a restauração ecológica faz parte de uma das principais diretrizes do Sistema Ambiental Paulista. O tema também tem destaque do ponto de vista de compromissos assumidos internacionalmente, como as metas de Aichi – Nagoya, em especial as estabelecidas nas metas 14 e 15, que envolvem a restauração e preservação dos ecossistemas provedores de serviços essenciais à saúde e ao bem-estar e também a restauração de ao menos 15% dos ecossistemas degradados até 2020.
Ao longo do dia, foram apresentadas iniciativas internacionais e nacionais de restauração ecológica em larga escala. Ao final de cada sessão, o público presente foi convidado a participar, enviando perguntas e provocações aos palestrantes, de forma a estimular o debate. Assim, pode-se dizer que o evento é um fórum primordial para a proposição de novas estratégias e políticas para a conservação e recuperação da biodiversidade em São Paulo.
Saiba mais sobre os assuntos abordados nas palestras do primeiro dia nos links: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/blog/2015/11/05/iniciativas-internacionais-em-restauracao-ecologica-sao-apresentadas-no-epbio/ e https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/blog/2015/11/19/experiencias-brasileiras-de-restauracao-em-larga-escala-ganham-destaque-no-epbio/ .
No fim do dia, foi feita a entrega da premiação de um concurso interno do Sistema Ambiental Paulista, no qual foram escolhidas fotos com o tema “Fauna e Restauração Ecológica” para compor o calendário 2016 da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da SMA.
- Bugio-ruivo (Alouatta guariba subsp (clamitans) no Jerivá (Syagrus romanzoffiana)
- Bugio-ruivo (Alouatta guariba subsp (clamitans) no Jerivá (Syagrus romanzoffiana)
O EPBio vai até hoje, 26 de novembro. Para este dia, o tema de destaque é a fauna. Saiba mais no link https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/blog/2015/11/24/fauna-e-assunto-de-destaque-no-segundo-dia-do-epbio/ .
Matérias relacionadas
- Restauração ecológica e fauna são temas do próximo EPBio
- Iniciativas internacionais em restauração ecológica são apresentadas no EPBio
- Experiências brasileiras de restauração em larga escala ganham destaque no EPBio
- Fauna é assunto de destaque no segundo dia do EPBio
Texto: Anna Karla Moura