24/11/2015

A sétima edição do Encontro Paulista de Biodiversidade (EPBio) ocorrerá nos próximos dias 25 e 26 de novembro, trazendo a fauna como um dos temas de destaque. No segundo dia de evento, duas sessões abordarão o assunto, sendo a primeira sobre fauna e restauração e a segunda sobre fauna em ambiente antropizado.

2015-11-24

A primeira mesa de discussão será mediada pela especialista ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), a médica-veterinária Daniela Pires Desgualdo Bueno.

Na oportunidade, o professor da Universidade de São Paulo, Jean Paul Metzger, fará uma abordagem sobre como otimizar os esforços pela restauração ecológica considerando a conectividade da paisagem.

Fábio Olmos, um dos líderes da Permian Global na América do Sul, apresentará uma reflexão sobre a possível transição de um passado de extinções para um futuro de restauração.

Com foco em projetos de reintrodução de fauna para o restabelecimento das interações ecológicas, Maron Galliez, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, apresentará o projeto fluminense Refauna.

Rafael Loyola, professor da Universidade Federal de Goiás, falará sobre reservas residuais e a importância do planejamento sistemático para a restauração.

2015-11-24 (1)

Na segunda mesa de discussão, que abordará fauna em ambiente antropizado, ou seja, em ambiente que recebe interferências humanas, a professora Katia Ferraz, da ESALQ, fará a moderação.

Luciano Verdade, docente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/USP, abordará o manejo de fauna em paisagens agrícolas, dando ênfase aos processos adaptativos de vertebrados às alterações antrópicas.

O biólogo e coordenador de Serviços Especializados do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Guilherme Domenichelli, apresentará o projeto de reintrodução de macucos (Tinamus solitarius) como compensação pelos impactos advindos da obra do Rodoanel Mario Covas.

Ricardo Boulhosa, pesquisador associado do Instituto Pró-Carnívoros, fará uma reflexão sobre as dimensões humanas da conservação.

Representando o Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), que faz parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o analista ambiental Rogério Cunha de Paula apresentará ações de manejo que ocorrem no Brasil e o desafio da conservação de mamíferos carnívoros em paisagens modificadas.

Saiba mais

O EPBio, que será realizado no Anfiteatro Augusto Ruschi, da SMA, reunirá academia, sociedade civil e governo, com o intuito de promover debates em torno das questões mais relevantes sobre a biodiversidade.

Durante o encontro, haverá a premiação de um concurso interno do Sistema Ambiental Paulista, no qual foram escolhidas fotos com o tema “Fauna e Restauração Ecológica” para compor o calendário 2016 da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da SMA. Também será realizada a entrega do Prêmio Muriqui a personalidades de destaque na área ambiental.

Além das premiações, será lançado o livro “Conflitos com Mamíferos Carnívoros” do Cenap – ICMBio com patrocínio da AES Tietê.

Serviço

VII Encontro Paulista de Biodiversidade (EPBio)
25 e 26 de novembro, das 9h às 18h (no primeiro dia, o credenciamento começará às 8h)
Anfiteatro Augusto Ruschi – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros – São Paulo, SP

Programação

Inscrições gratuitas

 

Matérias relacionadas