05/11/2015

2015-11-04 (1)

O Manejo de Pastagem Ecológica é uma tecnologia sustentável para aumentar a produtividade do pasto, sem prejudicar as plantas, respeitando o meio ambiente e proporcionando um ambiente de bem-estar aos animais. É uma forma sustentável de cuidar de grandes áreas de pastos e que traz benefícios à natureza. Esse termo vem crescendo no Brasil e sendo utilizado em várias regiões do país. A técnica consiste na associação do Sistema de Pastoreio Voisin (rotação racional das pastagens) com conceitos do Sistema Silvipastoril (consórcio de árvores com pastagens).

Até agora foram realizadas – no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (Microbacias II) da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente – quatro oficinas para capacitação dos produtores, entre setembro de 2014 e julho de 2015, em São Luiz do Paraitinga. Nesses encontros, eles aprendem a técnica do manejo ecológico, ministradas pelo engenheiro agrônomo Prof. Jurandir Melado. Aqueles que aderem ao projeto aprendem a organizar de forma melhor seu pasto, proporcionando mais benefícios para o solo, o gado, a pastagem e para o meio ambiente.

Profº Jurandir e técnicos durante capacitação

Prof.  Jurandir e técnicos durante capacitação

“Este sistema, tem seu ponto fundamental no atendimento das necessidades fisiológicas do capim, ao mesmo tempo em que se procura atender às do gado. Ao se fazer isto, automaticamente, as necessidades do solo também são satisfeitas, proporcionando um equilíbrio positivo do trinômio solo-capim-gado”, afirma o Prof. Jurandir em seu site.

A atividade encontra-se de acordo com o eixo Conservação Ambiental e Restauração Ecológica de 2015, da SMA, que objetiva consolidar e ampliar as áreas conservadas e em processo de restauração ecológica dos ecossistemas paulistas.

Texto: Aline Oliveira

Matérias relacionadas

Técnicos recebem capacitação para manejo de pastagens