30/11/2015

201511joa1

O Programa Nascentes une empresas que precisam cumprir Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) e áreas que precisam ser restauradas. Um bom exemplo de que a parceria dá certo é a Move São Paulo, responsável pela construção da linha 6 – Laranja do Metrô, que firmou um TCRA em fevereiro de 2015 e em junho do mesmo ano promoveu o plantio de 6.600 mudas nativas de mata atlântica, em uma área prioritária de quatro hectares, em Joanópolis, contribuindo para recarga hídrica do manancial Cantareira.

De acordo com a Move SP, o Programa Nascentes surgiu como uma oportunidade de parceria para realizar este cumprimento legal, gerando benefícios ecológicos em áreas prioritárias. Para isso, o Programa Nascentes já conta com áreas levantadas, cadastradas, aprovadas e com projetos de execução e recuperação florestal, o que facilitou e viabilizou a aprovação imediata para inserção de recursos financeiros a fim de executar o projeto, que neste caso foi por meio da ONG Iniciativa Verde. “O fato de já existir um projeto aprovado na Prateleira de Projetos disponíveis gerou outro benefício, pois tivemos a oportunidade de escolher um local com importância ecológica a ser restaurado”, destacou André Penteado, gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Concessionária Move São Paulo.

Dessa forma, o Programa Nascentes atende de maneira imediata à necessidade de empresas que precisam cumprir obrigação legal, como o TCRA. “É uma excelente oportunidade para realizar a compensação ambiental das obras de construção do empreendimento antecipadamente”, ressaltou Penteado.

É também da Move SP a responsabilidade de manutenção das mudas plantadas para garantir a sobrevivência pelo período necessário. A mesma metodologia será utilizada para viabilizar um novo plantio compensatório em cumprimento a outro TCRA, mantendo o plantio no Programa Nascentes em área que conta com projeto aprovado.

“A nossa participação no Programa Nascentes é importante para reforçar um dos valores da empresa – a sustentabilidade – ao implantar um importante empreendimento – Linha 6 – Laranja do Metrô, que vai contribuir com a mobilidade urbana de São Paulo, baseado em uma gestão ambiental eficiente, plantando árvores em uma área prioritária para a recarga hídrica do manancial da Cantareira”, afirmou André Penteado.

Matérias Relacionadas

Projeto Jambeiro I está disponível para financiamento

Geraldo Alckmin inicia quarto plantio do Programa Nascentes