18/12/2015

Secretária recebe Medalha Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais  -- Foto: Pedro Calado

Secretária recebe Medalha Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais — Foto: Pedro Calado

A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo comemorou 66 anos na quinta-feira, 17 de dezembro, no Parque de Ciência da USP. Durante a cerimônia foi lançado o Auto de lnfração Ambiental Eletrônico, o AIA-e, pelo sistema de Fiscalização Ambiental Digital. Foram homenageadas ainda diversas personalidades, como a secretária Patrícia Iglecias, com a Medalha Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais.

A medalha é entregue às personalidades que tenham ativa participação nas atividades de proteção ao meio ambiente realizadas pelo Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Inovação digital

O Auto de lnfração Ambiental Eletrônico, o AIA-e, gerado por meio da Fiscalização Ambiental Digital, é uma nova ferramenta que vai promover o controle instantâneo das atividades operacionais, resultando na melhoria da prestação de serviços à sociedade. Vale lembrar que o AIA produzido pela PM Ambiental é o primeiro instrumento legal do Estado para sanear uma irregularidade ambiental. Ele descreve a infração cometida, dimensiona os danos, identifica os autores, apreende instrumentos da infração, inicia o processo de apuração das atividades lesivas ao meio ambiente e, sobretudo, impõe a determinação de parada nas atividades degradadoras, possibilitando a natural regeneração. E agora tudo eletrônico.

A ferramenta foi desenvolvida pelos especialistas em tecnologia da informação da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA/SMA) e pela Diretoria de Telemática da PM. O AIA-e tem acesso a imagens de satélite ortorretificadas, a diversos layers de Unidades de Conservação, ao inventário florestal do estado, a um banco de dados com informações da fauna e flora, a limites cartográficos de áreas, aos mapas hidrológicos da região, a ferramentas de geoprocessamento, ao apontamento de infrações anteriores para o local fiscalizado ou à eventual existência de licenciamentos, bem como permite saber, de imediato, se determinada testemunha ou o infrator da ocorrência é um indivíduo procurado pela Justiça.

“É um novo conceito de gerenciamento do meio ambiente que vai proporcionar ainda mais agilidade e eficiência ao trabalho de fiscalização ambiental”, ressaltou a secretária.

Aviação paulista

Patrícia Iglecias e  Alexandre Moraes são homenageados pela aviação paulista

Patrícia Iglecias e Alexandre de Moraes recebem medalha pelo Centenário da Aviação Paulista — Foto: Dirceu Rodrigues

No mesmo dia, a secretária Patrícia Iglecias recebeu também Medalha do Centenário da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, um reconhecimento a personalidades civis e militares, bem como instituições públicas e privadas, que de algum modo tenham prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo relacionados à aviação, e à população paulista, atuando direta ou indiretamente para a elevação do nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O evento foi realizado no Campo de Marte, zona norte da capital.