
04/12/2015
A secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, falou sobre o Protocolo Climático e o Programa Nascentes ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon e a governadores do Compact of States and Regions, iniciativa do The Climate Group, CDP, R20 e nrg4SD.
O encontro, ocorrido no Hotel de Ville, em Paris, na tarde desta sexta-feira (4/12), tinha o objetivo de apresentar ao secretário-geral da ONU o primeiro relatório da iniciativa e dialogar com Ban Ki-Moon sobre a participação dos governos subnacionais na redução das emissões de gases de efeito estufa.
“Nosso Estado possui diversas iniciativas e projetos relacionados às mudanças climáticas. Sabemos que, para termos melhores resultados, é preciso trabalhar em conjunto com o setor privado. É visando este trabalho conjunto que criamos o Protocolo Climático, que será lançado na próxima terça-feira, dia 8”, afirmou Patrícia Iglecias, no encontro.
A secretária do Meio Ambiente de São Paulo também reforçou a importância dos governos subnacionais no cumprimento do acordo climático que se espera desta COP21. “Os estados e províncias estão mais próximos das cidades, onde as ações, de fato, acontecem”.
O governador de Rhône-Alpes, Bernard Soulage, fez coro às palavras de Patrícia Iglecias, pedindo ao secretário-geral da ONU que reforce para os líderes dos países a necessidade e a importância do trabalho em conjunto com os governos subnacionais. “Nós todos estamos trabalhando duro para que nossos países atinjam as suas metas de redução de emissões, precisamos reforçar este compromisso”.
Ban Ki-Moon ouviu atentamente a todos os líderes regionais presentes e se disse otimista com o encontro. “Depois de mais de 20 anos de discussões sobre as mudanças climáticas, nós já sabemos claramente onde estamos e o que é preciso fazer. É nítido que as mudanças climáticas já impactam todos vocês”, disse o secretário-geral da ONU aos líderes locais presentes no encontro. “Eu tenho conversado com os líderes nacionais nesses dias, mas são vocês que farão a diferença, são vocês que vão implementar as iniciativas em suas regiões e oferecer soluções. Eu conto com a liderança de vocês”, encerrou Ban.
Saiba mais
O Protocolo Climático de São Paulo é uma iniciativa de estímulo à redução das emissões e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no estado de São Paulo. O Protocolo é de caráter voluntário, ou seja, nenhuma empresa é obrigada a aderir e não há relação direta com as regras de licenciamento ambiental de empreendimentos. Ele é baseado em sistema progressivo de pontos, atribuídos a informações prestadas por pessoas jurídicas, e não estabelece metas obrigatórias de redução. O lançamento do Protocolo na COP21 acontece no dia 8 de dezembro, na Embaixada do Brasil (www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/spclima).
The Climate Group é uma organização internacional sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar lideranças a implementar inovações de baixo carbono que possam aumentar a qualidade de vida em todo o mundo. É sediado em Londres e tem mais de 100 membros em diversos países, incluindo diversos governos subnacionais, como São Paulo (www.theclimategroup.com).
CDP – Carbon Disclosure Project é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fornece ferramentas a empresas e cidades para medirem e divulgarem seus impactos sobre o meio ambiente e recursos naturais. Atualmente, mais de 4.500 organizações de todo o mundo reportam seu dados climáticos ao CDP, que possui o maior volume de informações sobre mudanças climáticas, água e florestas do planeta.
R20 – Regions for Climate Action é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2011 pelo ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, juntamente com outros líderes globais em cooperação com as Nações Unidas, para promover e implementar projetos de redução de consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa; economias locais fortes; melhoria da saúde pública e novos empregos verdes.
nrg4SD – Rede de Governos Locais para o Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão de governos subnacionais com o objetivo de promover parcerias, projetos e trocas de experiências sobre desenvolvimento sustentável.