
16/01/2016
O incêndio no Terminal Portuário da Local Frio, no Guarujá, foi controlado na tarde deste sábado (16.01). A partir de agora, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) acompanhará as operações de rescaldo e dará prosseguimento aos trabalhos de avaliação dos impactos ambientais do acidente.
A secretária em exercício do Meio Ambiente, Cristina Azevedo, acompanhou os trabalhos do comitê de crise, coordenado pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, na sexta e neste sábado. “A resposta rápida a este acidente se deu graças à sinergia entre equipes de diferentes organizações, municipais, estaduais e federais, e ao trabalho de bombeiros e técnicos muito competentes, sob a excelente coordenação da prefeita e do chefe da Defesa Civil”, afirma Cristina.
Neste sábado, a CETESB realizou novo monitoramento no estuário, coletando amostras com uma embarcação da Companhia de Docas (CODESP). Os técnicos monitoram a saída de drenagem de água da Local Frio, onde foi constatado um índice de pH igual a 6, dentro dos padrões de normalidade. Durante a inspeção embarcada não foram avistados peixes nem outros animais aquáticos mortos.
A CETESB continuará mobilizada para acompanhar a retirada de resíduos do combate ao incêndio para local adequado, bem como a operação de rescaldo. O monitoramento do ar e da qualidade das águas do canal do estuário também está mantido nos próximos dias. Após a elaboração dos relatórios de monitoramento e atendimento de emergência ao acidente, serão tomadas as sanções cabíveis.
- Foto: Renato Carneiro
- Foto: Renato Carneiro
- Foto: Renato Carneiro
Texto: Gisele Neuls
Fotos: Renato Carneiro