
19/01/2016
Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, museus do mundo todo estão convocando seus visitantes para fazer selfies criativas de suas instalações e acervos e as publicarem nas mídias sociais na hashtag #MuseumSelfie.
Que tal tirar uma selfie criativa nos museus do Sistema Ambiental Paulista? Anote nossos endereços:
MUGEO Museu Geológico Valdemar Lefèvre
Parte do acervo do MUGEO, criado em 1967, originou-se na Comissão Geográfica e Geológica – CGG (1886-1931). As exposições permanentes do espaço constituem-se, basicamente, de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos, reunidos desde os trabalhos da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, no século passado.
O Museu não é só um centro de exibição de coleções, ele representa o reflexo de mais de um século de pesquisas nas áreas de Geociências no estado de São Paulo. Pesquisas estas iniciadas pela Comissão Geográfica e Geológica e continuadas pelo atual Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Dessa forma, o acervo do MUGEO reflete principalmente as pesquisas desenvolvidas no território paulista.
Visitação
De terça a domingo das 9h às 17h
Av. Francisco Matarazzo, 455
Parque da Água Branca – Perdizes
Museu Florestal Octávio Vecchi
O Museu Florestal Octávio Vecchi está localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren, antigo Horto Florestal, zona norte de São Paulo. Ele foi idealizado pelo Eng. Octávio Vecchi, então diretor do Serviço Florestal (atualmente Instituto Florestal). O objetivo de Vecchi foi a preocupação com o desmatamento. Ele queria estudar formas para diminuir este fato e deixar um legado de espécies nativas.
Inaugurado em 1931, o Museu Florestal Octávio Vecchi foi criado com o objetivo de expor um acervo relativo às espécies nativas e à interdependência entre a fauna e a flora. Possui dois pavimentos que abrigam grande acervo de madeiras de árvores do estado de São Paulo em forma de mobiliário, entalhes, artesanatos etc.
Visitação:
De terça a sexta: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Domingo: das 10h às 15h30
Parque Estadual Alberto Löfgren (antigo Horto Florestal)
Rua do Horto, 931 – Tremembé
Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues
O Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues foi inaugurado em 1942. É um espaço didático-expositivo. Aborda a história do Instituto do Jardim Botânico e da Botânica no Brasil. Possui uma coleção de frutos e sementes, madeiras e óleos essenciais. Em um totem interativo é possível acessar diversas informações sobre o Jardim Botânico e as pesquisas desenvolvidas.
Nesse atrativo além dos aspectos botânicos tratados pelos professores de biologia, os professores da área de história, geografia e português também encontram diversos elementos facilitadores para abordar conteúdos como: contextualizações históricas desde o século XVI até o século XXI; grandes expedições científicas; distribuição geográfica dos biomas Mata Atlântica e Cerrado; textos descritivos, narrativos, dissertativos; documentos históricos que apresentam a evolução da língua portuguesa, alterações ortográficas etc.
Visitação:
De terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Av. Miguel Stéfano, 3687
Água Funda – São Paulo