25/02/2016

Villa Lobos interna

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promove no dia 5 de março, às 16h, o espetáculo musical com teatro de bonecos O trenzinho Villa-Lobos, criado para celebrar o aniversário do compositor brasileiro que dá nome ao espaço cultural e ao parque onde ela fica localizada.

A peça, interpretada pela Companhia Articularte, foi inspirada nas histórias de infância de Heitor Villa-Lobos e mostra, de maneira singela, essa fase da vida do compositor. O espetáculo é entremeado por canções como o Trenzinho caipira, Uirapuru e as Bachianas números 2, 4 e 5.

No mesmo dia, às 14h30, a biblioteca promove a apresentação musical Homenagem a Heitor Villa-Lobos, com o Quinteto Street Brass, que convida o público para conhecer a obra de um dos maiores artistas brasileiros.

Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro em 5 de março de 1887. Seu grande mérito foi ter sido o principal responsável por uma linguagem musical peculiarmente brasileira, sendo considerado o maior expoente da música do Modernismo no Brasil. Em 1922, participou da Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. Compôs obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. Em sua homenagem, no dia 5 de março é também o Dia Nacional da Música Clássica.

A semana na BVL

Dia 1, terça-feira
16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais
Uma divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.
A partir de 11 anos

Dia 2, quarta-feira
10h30 às 11h30 – Pintando o 7
Pintando o sete
Conhecendo o Brasil: crie desenhos a partir de paisagens brasileiras.
A partir de 7 anos

15h às 16h – Brincando e aprendendo
Jogo de tabuleiro inspirado na vida de Heitor Villa-Lobos
A partir de 7 anos

Dia 3, quinta-feira
14h às 15h – Luau BVL
O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. No dia, Luau do Villa e uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos.
A partir de 13 anos
Local: auditório

15h30 às 17h – Entre textos
Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. No mês da mulher, o programa trabalhará a escritora Clarice Lispector, com o livro de contos Laços de Família. No dia, Amor.
Local: sala criatividade 3

Dia 4, sexta-feira
14h30 às 15h30 – Leitura do cotidiano
Assuntos que estão em pauta na imprensa são debatidos e pensados em grupo, a partir da leitura de textos literários e jornalísticos, letras de música e poemas.
Local: 1º andar

15h às 15h30 – Hora do conto
Villa-Lobos, de Nereide S. Santa Rosa

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido
Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Hoje: Heitor Villa-Lobos, de Loly Amaro de Souza.
Local: toda BVL

Dia 5, sábado
10h30 às 11h15 – Bebelê
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

14h30 às 15h30 – Apresentação musical
Homenagem a Heitor Villa-Lobos
Com Quinteto Street Brass
Local: deck lanchonete

15h às 17h – Tabuleiro de jogos
Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.
Com Carlos Oliveira

16h – Hora do conto
Homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos
Com Cia. Articularte
Local: auditório

Dia 6, domingo
10h30 às 11h15 – Bebelê

11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque
Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.
Com Cia. Malas Portam

16h – Hora do conto
Três mulheres fortes, conto tradicional japonês.
Com Grupo Parampará

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou Avenida Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros
Funcionamento do parque: de segunda a segunda, das 10h às 19h