
26/02/2016

Secretária Patrícia Iglecias discursando durante o Encontro
O evento, organizado pelo WRI – World Resources Institute, na Costa Rica, contou com a participação de representantes de diversos países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Peru), além de parceiros internacionais, como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a União Internacional para a Conservação da Natureza. Do Brasil, estavam presentes também a Secretária do Meio Ambiente do Mato Grosso, Ana Luiza Peterlini; e o Gerente do Programa Reflorestar do Espírito Santo, Marcos Sossai.
Patrícia Iglecias apresentou, aos parceiros e potenciais investidores, as oportunidades no âmbito do Programa Nascentes, bem como as estratégias que têm sido desenvolvidas pela Fundação Florestal e pelo Instituto Florestal para o manejo sustentável das Unidades de Conservação estaduais, e que têm grande potencial de escala por meio de parcerias no âmbito da Iniciativa 20×20.
Atualmente, a Iniciativa 20×20 agrega 11 países, três estados brasileiros e três programas regionais, tendo como objetivo comum registrar 20 milhões de hectares de terra em restauração na América Latina e no Caribe até 2020. Apoia-se, em seu âmbito, o reflorestamento (natural e assistido), a conservação de florestas, bem como o desmatamento evitado como elementos de um processo de restauração integral.
Consciente dos diferentes graus de degradação do solo em cada região, os parceiros da Iniciativa 20×20 também incentivam os esforços para recuperar serviços ecológicos como o armazenamento de carbono, a retenção de água e hidrologias estáveis, e a conservação e recuperação da biodiversidade através de sistemas agroflorestais, silvo pastoris, e outros sistemas sustentáveis de uso da terra.

Mesa do evento, com Patrícia Iglecias, Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ana Luiza Peterlini, Secretária do Meio Ambiente do Mato Grosso, Marcos Sossai, Gerente do Programa Reflorestar do Espírito Santo, e Caroline Jorge Santos
O Estado de São Paulo aderiu à Iniciativa 20×20 durante a 21ª Conferência do Clima da ONU, realizada em dezembro de 2015 em Paris, com o compromisso de registrar 300 mil hectares em restauração até 2020. Com isso, o Estado conecta o Programa Nascentes e suas demais frentes de trabalho na área de restauração a esta importante iniciativa, juntando esforços com atores internacionais e outros governos latino-americanos.
O aumento da cobertura vegetal no estado de São Paulo é umas das prioridades do Sistema Ambiental Paulista. Produção de água e manutenção de sua qualidade, regulação climática, conservação da biodiversidade, lazer e pesquisa são apenas alguns exemplos da importância destes espaços para nossa sociedade.
Esta matéria está relacionada à Diretriz 1 do Sistema Ambiental Paulista, Conservação Ambiental e Restauração Ecológica.
Para saber mais sobre a Iniciativa 20×20, acesse: www.wri.org/our-work/project/initiative-20×20