
26/02/2016
Durante a realização da Operação Saltator Similis II, deflagrada na terça-feira (23/2), em Ubatuba-SP, a Polícia Ambiental apreendeu armas, diversas aves da fauna silvestre e anilhas falsas. A Operação contou com o apoio de agentes do Ibama, do Centro Técnico Regional de Fiscalização VII (CTRF) , de Taubaté; da CFA – Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA); e do Defau Departamento de Fauna da CBRN – Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, da Secretaria do Meio Ambiente.
As equipes fiscalizaram 27 endereços de criadores de aves, onde foram constatadas diversas irregularidades. Ao todo foram lavrados nove autos de infração, que somaram R$ 28 mil e resultou, também, na condução de um homem para a delegacia, onde permaneceu preso por porte ilegal de arma e por manter pássaros em cativeiro.
Foram apreendidas três jabutis, 18 aves da fauna silvestre, anilhas adulteradas e falsas, espingardas usadas para a caça, sendo uma delas com numeração raspada, 27 cartuchos calibre 36, pólvora, espoleta e chumbo para recarregamento dos cartuchos. As espécies encontradas são nativas da Mata Atlântica e estavam com anilhas falsificadas.
Falsificação de anilhas
A Polícia Federal vai apurar a ocorrência das anilhas adulteradas, devido à falsificação de selo público. As anilhas são colocadas nas aves para provar que elas não foram vítimas de tráfico. Quem falsifica ou utiliza anilha de outro criador incorre em crime federal. Pode ser preso por violação e falsidade ideológica.
A Polícia Ambiental está de olhos bem abertos na fiscalização de crimes ambientais como caça, pesca, retirada e comercialização ilegal de palmitos, supressão de mata atlântica, soltura de balões, entre outros.
Matéria Relacionada
Polícia Militar Ambiental promove treinamento para policiamento náutico