22/03/2016

O quarto mutirão de limpeza do Reservatório Paulo de Paiva Castro, em Franco da Rocha, retirou seis toneladas de lixo das margens que estão dentro dos limites do Parque Estadual Juquery. O mutirão, que marca o Dia Mundial da Água, foi acompanhado pela secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, nesta terça-feira.

Na edição do ano passado foram coletadas oito toneladas de resíduos sólidos ao longo dos oito quilômetros de margens da represa que estão dentro dos limites do parque. A coleta acontece de barco, caiaque e por terra. Entre os resíduos, os campeões de sempre: garrafas pet, sacolas plásticas, isopor, latas de alumínio, garrafas de vidro, roupas.

“Essa ação nos alerta para a responsabilidade de cada um de nós com relação aos resíduos. Esse material todo retirado aqui não foi jogado no reservatório, ele vem das ruas das cidades, que acabam indo para os rios”, lembrou Patrícia Iglecias, que acrescenta: “Nossa preocupação não deve ser só com relação a gestão adequada dos resíduos, mas também com a não geração.”.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1992 e celebrado pela primeira vez no ano seguinte. Este ano, o tema escolhido pela ONU é Água e Trabalho. De acordo com o PNUMA, hoje, quase metade dos trabalhadores do mundo – 1,5 bilhão de pessoas – trabalham em setores relacionados com a água e praticamente todas as profissões dependem da água. O tema tem foco em saneamento e segurança hídrica. A ação no Juquery traz conscientização para a população do entorno do parque sobre a importância de cuidarmos dos nossos mananciais e reservatórios.

“Também não podemos perder de vista que a restauração ecológica de nascentes e matas ciliares é fundamental para termos água em quantidade e qualidade, objetivo do Programa Nascentes.”.

Participam do mutirão Sabesp, 26º Batalhão da PM e Canil, Escola Superior de Bombeiros, 5º Grupamento de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Parque Estadual Cantareira (PEC), Guarda Civil Metropolitana Franco da Rocha, Defesa Civil e Secretarias de Meio Ambiente de Franco da Rocha e Mairiporã e remadores em geral. Além dos mutirões de limpeza, reunindo diversas instituições locais, a equipe do parque realiza mensalmente a catação de resíduos das margens.

O Parque Estadual Juquery protege dois mil hectares nos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Foi criado em 1993 para conservar importantes remanescentes de vegetação nativa e preservar as áreas de Mananciais do Sistema Cantareira. Abrange os municípios de Caieiras e Franco da Rocha. Este é o último grande remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de SP. A Represa Paulo de Paiva Castro é um dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece oito milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.

Texto e fotos: Gisele Neuls