
04/03/2016
Com apenas dois meses para o fim do prazo de inscrição no CAR, chegou a hora de os proprietários e posseiros rurais checarem seus cadastros e finalizá-los.
Para quem ainda não se cadastrou, vale a pena fazer um esforço e não deixar para fazê-lo na última hora. Conforme o prazo se aproxima do fim, aumenta o número de acessos ao sistema, sobrecarregando-o e causando lentidão. Isso já foi verificado no ano passado, pouco antes do prazo ser estendido.
Deixar o cadastro para última hora só traz desvantagens, uma vez que:
Para acessar o sistema, é preciso o nome de usuário e senha. O processo de recuperação de senha é afetado quando o sistema está sobrecarregado.
O CAR é um cadastro que já requer um grande número de informações de texto e também gráficas. Com o sistema lento, o tempo levado para completá-lo será ainda maior.
Sem o CAR, o proprietário perderá acesso ao crédito rural, não poderá ter suas áreas recuperadas por terceiros (pelo Programa Nascentes) e também não poderá receber PSA (pagamento por serviço ambiental).
O apoio ao pequeno proprietário (propriedades com até 4 módulos fiscais) conta com o poder público (prefeituras, casa de agricultura, CATI – SAA) e entidades (ONGs e sindicatos) e para ser feito, muitas vezes precisa de agendamento prévio.
Informações incompletas ou discrepantes podem invalidar o cadastro no futuro. Preenchendo agora, é possível ainda buscar uma eventual informação requerida durante o preenchimento do CAR.
Também vale lembrar que um grande número de cadastros não foram concluídos. É tempo de conferir se o cadastro está completamente preenchido, correto e finalizado.
Regularização Ambiental
O CAR é o primeiro passo para a Regularização Ambiental. Em breve, o sistema do Programa de Regularização Ambiental (PRA) será integrado no sistema do CAR. O PRA funcionará como uma nova aba dentro do próprio cadastro.
Complete o seu cadastro o quanto antes em: