
21/03/2016
O Sistema Ambiental Paulista comemora a Semana da Água com diversas atividades em todo o estado de São Paulo. Até o final do mês, diversas atividades vão debater, educar, incentivar a diminuição do consumo, visitar nascentes e até promover uma megaoperação de limpeza do Reservatório Juquery e da represa Paiva Castro, com a presença da secretária Patrícia Iglecias.
Nesta terça-feira (22), sob coordenação da Fundação Florestal, acontece a 4ª edição do mutirão de limpeza do Reservatório Juquery, com participação do público, a partir das 8h30. O Parque Estadual Juquery é o último grande remanescente de Cerrado preservado na Região Metropolitana de São Paulo. Ele resguarda – em meio ao domínio de Mata Atlântica – a diversidade biológica das composições campestres do Cerrado paulista.
A represa Paulo de Paiva Castro, por sua vez, que fica dentro dos limites do parque, no município de Franco da Rocha, é responsável pelo abastecimento de oito milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo. Em 2015, na megaoperação de limpeza, foram recolhidas seis toneladas de resíduos sólidos, entre garrafas pet, sacolas plásticas, isopor, latas de alumínio, garrafas de vidro e até vaso sanitário e colchões. A secretária Patrícia Iglecias participará deste mutirão de limpeza.
Também neste dia 22/03, o Zoológico de São Paulo inaugura um novo recinto para seu casal de lontras. A estrutura e ambientação foi toda planejada para atender a biologia da espécie. O recinto conta com uma área de 174 m² e um grande tanque, que proporciona ao público uma vista subaquática privilegiada. Também foram selecionados substratos variados, como areia, rochas, folhiços, grama, troncos e tocas, para garantir o bem-estar dos animais.
O Zôo vem investindo em tecnologias para a construção de recintos modernos que reduzam o consumo de água, diminuindo significativamente as trocas nos tanques. O sistema de filtragem utilizado no espaço da lontra é constituído por mídias que promovem um tratamento físico (por meio de grãos de areia, pedritas e seixos), químico (antracito, carvão ativo e zeólito) e biológico da água. Após essas etapas, a água passa ainda por um reator de raio ultravioleta, que garante a esterilização e inativação de microorganismos, garantindo assim, qualidade hídrica e bem-estar animal.
Outras atividades previstas no Zoológico de São Paulo envolvendo o tema água são apresentações didáticas, diariamente, em horários diversos, até o final do mês. As apresentações acontecem nos espaços educativos e recintos da Casa da Água, com a exposição “O Pulo do Sapo”; no Espaço Vida de Bicho e nos recintos da onça-pintada, anta e jacaré-açu.
Já no Instituto de Botânica e Jardim Botânico a exposição fotográfica “Água, a vida corre por ela” permanece na Alameda Fernando Costa, ao lado do córrego Pirarungaua, também até o final do mês. A mostra, que acontece desde 2015, foi prorrogada devido ao sucesso entre os visitantes. A exposição é composta por 14 painéis contendo fotos e textos que abordam aspectos como a origem da água; razão porque é considerada uma substância única; sua disponibilidade e dinâmica no planeta e sua importância na manutenção da vida e da biodiversidade; o papel da água nas transformações da humanidade e no seu desenvolvimento cultural e econômico, além da crise da água, suas consequências e os desafios a serem enfrentados a partir deste século e as ações que contribuam para o uso consciente deste recurso e a necessidade de uma nova ética para água. O Jardim Botânico de São Paulo funciona de terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Mais informações podem ser acessadas no site do Instituto de Botânica.
A Coordenadoria de Educação Ambiental promove o II Encontro das Câmaras Técnicas, com objetivo de criar plano de ação e melhorar a educação ambiental na gestão dos recursos hídricos, no próximo dia 29, em Campinas, no Cetate – Centro de Treinamento e Apoio Técnico, da CATI, da Secretaria da Agricultura. O evento é direcionado de representantes das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental dos Comitês de Bacias Hidrográficas e acontecerá das 8h30 às 16h. Como atividade preparatória do evento, no dia anterior, dia 28, a partir das 14h, será realizada uma videoconferência pela Rede do Saber, para entender melhor o funcionamento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH), também aberta ao público em geral.
Já na capital, entre os dias 28 e 30 de março, ocorre o 4º Seminário Internacional do Dia Mundial da Água, com o tema “Água e seus Múltiplos Usos no Trabalho”. A organização é da Asec – Associação dos Engenheiros e Especialistas da Cetesb e da Abes/SP – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Seção São Paulo. Serão apresentadas palestras, experiências e inovações, abordando os avanços tecnológicos e metodologias de enfrentamento dos problemas ambientais, proporcionando aos participantes uma visão geral da importância da água e da preservação do meio ambiente, para uma vida mais saudável. Informações podem ser obtidas neste endereço, ou ainda pelos telefones 3133-3983 e 3815-0726. O evento será no auditório Augusto Ruschi da Cetesb, no bairro Alto dos Pinheiros.
Confira também a extensa programação nas unidades de conservação do Estado de São Paulo, os detalhes estão no site da Fundação Florestal.
Parque Estadual Morro do Diabo
De 22 a 25 de março, das 8h à 11h e das 13h30 às 16h30, o parque receberá os alunos do Ensino Fundamental do município de Teodoro Sampaio, para vídeos e palestras sobre a importância da água, passeios nas trilhas, playground e piquenique.
Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins
De 21 a 25 de março, a partir das 9h, a equipe do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins (MUCJI) ministrará palestras nas escolas do entorno.
Parque Estadual Jaraguá
De 21 a 27, das 9h às 16h, no Parque Estadual Jaraguá (PEJ) acontece a 6ª edição da “Semana da Água e da Floresta”. Os visitantes poderão ver duas exposições: “Água na Medida Certa” (de 21 a 27/03) e “Tipos de Água” (21 a 24/03).
Parque Estadual Campos do Jordão
De 19 de março até 28 de abril, o Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) realizará oficinas de educação ambiental para os professores do ensino fundamental.
Núcleo Integrado Cananéia
Entre 21 e 24 de março, acontece a 13ª Semana da Água do Vale do Ribeira, organizado anualmente pelo Comitê de Bacias do Vale do Ribeira e Litoral Sul. As Unidades de Conservação (UC) do Núcleo Integrado Cananéia, formada pela APA Marinha Litoral Sul, ARIE do Guará, PE Ilha do Cardoso, PE Lagamar da Cananéia, RDS Itapanhoapima, RESEX Ilha do Tumba e RESEX Taquari participarão da ação com palestras e dinâmicas nas escolas municipais da região.
Parque Estadual Jurupará
De 23 a 25 de março, o parque realizará, nas escolas do entorno, palestras sobre a importância da água. No dia 22, das 9h às 11h e das 14h30 às 17h302, acontece na Sede da ONG SOS Itupararanga, uma exibição de vídeos sobre o tema água, voltado para os educadores da rede de ensino de Ibiúna e para o público em geral.
Estação Ecológica Chauás
Dia 24 de março, das 9h às 15h, a equipe da estação ecológica estará na Praça São Benedito, em Iguape, para fazer a coleta de óleo usado, e em troca entregará uma barra de sabão caseiro e uma muda de árvore nativa. A ação conta com a parceria do Departamento de Meio Ambiente de Iguape.
Parque Estadual Campina do Encantado
Dia 22 de março, das 9h às 14h, a equipe do parque estará na EMEI Senador Dantas e EMEI Boa Vista para palestra cobre os recursos hídricos e para fazer plantio de mudas nativas nas escolas, junto com os alunos
PE Xixová-Japuí, APA Marinha Litoral Centro e PE Marinho Laje de Santos
Entre os dias 21 e 23 de março, o Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ), Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS) e Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro (APAMLC) realizam atividades lúdicas, com o objetivo de conscientizar os participantes a valorizar e não desperdiçar a água. A programação é extensa e inclui uma ação de limpeza da praia no dia 22.
Parque Estadual Cantareira
De 22 a 27 de março, o parque traz diversas atividades voltadas para a comunidade escolar e para o público em geral. Serão abordadas as formas de manejo da água e medidas preventivas contra o mosquito Aedes Aegypti, a história e importância do parque, formas de manejo da água e seu bom e mau uso.
Parque Estadual Intervales
Dia 22, das 8h às 17h, o Intervales receberá escolas públicas do Bairro Boas Vista, para uma visita monitorada em comemoração ao Dia Mundial da Água. No passeio, os alunos visitarão as nascentes, ribeirões e cachoeiras, além de conhecerem o sistema de abastecimento de água da sede do parque, que faz a captação e o tratamento da água há sete anos.
Parque Estadual Serra do Mar
Entre os dias 5 e 30 de março, de terça a sábado, das 9h às 16h, o Núcleo Caraguatatuba oferece ao público a exposição “Água na medida certa”.
De 21 a 25 de março, das 8h às 17h, o Núcleo Cunha realiza a 5ª edição do projeto “Agenda Ambiental”, que contempla escolas municipais do entorno com atividades divertidas e educativas.
Dia 22 de março, das 9h às 16h, o Núcleo Curucutu promove um evento com o tema “Unidades de Conservação e a Proteção de suas Nascentes – Curucutu: A Importância de suas Nascentes.” A ação, que está no seu 4º ano, é gratuita e todos podem participar.
Dia 22 de março, das 8h às 17h, o Núcleo Itutinga-Pilões terá palestras, oficinas, dinâmicas em grupo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Dia 22 de março, das 9h às 16h, o Núcleo Santa Virgínia dará palestras nas escolas do município de São Luiz do Paraitinga. A Unidade de Conservação (UC) explicará aos alunos a importância do Meio Ambiente para a conservação e produção de água e qual é o papel da UC na contribuição da preservação das espécies.
Entre 21 e 24 de março o Núcleo Picinguaba promove a “Semana das águas e florestas”, com uma programação especial em que estão incluídas atividades de integração entre os visitantes, relacionadas ao correto uso dos recursos hídricos. E no dia 23, das 9h às 12h, alunos da Escola Municipal Vila de Picinguaba farão uma trilha fluvial que começa no Centro de visitantes da Praia da Fazenda. Durante o trajeto, os jovens poderão observar e conhecer um pouco mais das características da região, como os manguezais e a vegetação de restinga.