
18/04/2016
No último domingo (17), o Núcleo Cunha, do Parque Estadual Serra do Mar, lançou a 8ª exposição do Pinheiro Brasileiro. Em evento de abertura oficial, estiveram presentes a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, e o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida.
A mostra faz parte das atividades que acontecem na Estância Climática de Cunha, durante o tradicional Festival do Pinhão. A 8ª exposição do Pinheiro-Brasileiro do Núcleo Cunha contou ainda com a participação de alunos das escolas Benedito Aguiar Santana e Manoel Lopes de Assunção, do grupo de senhoras da terceira idade Luar da Serra, funcionários do Instituto Florestal e do prefeito de Cunha, Osmar Felipe Junior, entre os demais convidados. Um dos 10 Núcleos do Parque Estadual Serra do Mar, o Núcleo Cunha abriga uma importante área, conhecida como Mata de Araucária.
Para Patrícia Iglecias, as Matas de Araucária merecem nossa proteção. “É uma preciosidade que nós temos que conservar com muito afinco. E é o trabalho de cada um que resulta nos que nós podemos ver aqui hoje”, comentou a Secretária Estadual do Meio Ambiente, ressaltando ainda a importância da comunidade neste trabalho. “Se as pessoas não valorizarem a área, com certeza elas não vão divulgar e não vão proteger, naquilo que elas podem fazer”, comentou.
Durante visita à exposição, foi possível conhecer diversos objetos de decoração, confeccionados a partir de partes da araucária, como cascas e sementes. Além disso, a programação especial do domingo apresentou música, leitura de redações sobre a Araucária e degustação de pratos típicos à base de pinhão. A Trilha do Paraibuna ficou aberta o dia todo para os que gostam de aliar atividade física e contemplação da natureza.
Para as crianças presentes, Patrícia deu um recado importante. “Nossos parques têm de ser valorizados e vocês, crianças, é que vão fazer a diferença. Vocês são as novas gerações que podem mudar nossa cultura de relação com a natureza tanto nas questões de preservação quanto com temas como resíduos, geração de lixo e consumo”, finalizou.
O diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, ressaltou a importância da sustentabilidade aliada à cultura da Araucária. “O Núcleo Cunha, do Parque Estadual Serra do Mar, tem trabalhado para garantir a preservação do pinheiro-brasileiro, protegendo uma das grandes áreas de Mata de Araucária no Brasil. Acreditamos que o caminho para a perpetuação desta cultura, que contribui também para a economia de Cunha, seja o uso sustentável da espécie. E esta festa que nos reuniu hoje aqui faz parte da concretização deste objetivo”, concluiu Paulo, lembrando que a Araucária fornece importante fonte de alimento não só para nós, como também alimenta diversas espécies da fauna.
De acordo com o prefeito de Cunha, a parceria com o Parque tem sido muito boa. Para Osmar, o envolvimento das áreas de saúde, educação, esportes e turismo nas atividades em parceria com o Núcleo Cunha, contribuem para a valorização da imagem da cidade, causando uma impressão positiva aos visitantes da cidade e proporcionando melhor qualidade de vida aos moradores da cidade.
A 8ª exposição do Pinheiro-Brasileiro fica aberta até 31 de julho. O Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha fica na Rodovia Paulo Virgínio km 56,2, Estrada do Paraibuna (20 km de estrada não pavimentada) Cunha – SP. Para mais informações e agendamento ligue (12) 3111-2353, ou envie email para pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br. Para saber mais clique aqui.