
14/04/2016
A secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, participou nesta quinta-feira (14.04) da abertura da Cúpula Mundial dos Governos Regionais, representando o Governo de São Paulo e a Rede de Governos Locais para o Desenvolvimento Sustentável (nrg4SD), da qual o Estado é vice-presidente para as Américas. O encontro foi marcado pela adesão de novos membros ao RegionsAdapt.
“Foi estimulante ver mais 20 governos subnacionais aderirem ao RegionsAdapt durante a Assembleia. A troca de experiências entre as regiões sem dúvidas enriquece a gestão pública” afirmou Patrícia Iglecias.
A iniciativa foi lançada pelos governos da Catalunha e do Rio de Janeiro durante a COP21, com o objetivo de fomentar o trabalho em conjunto para incrementar estratégias dos governos subnacionais de adaptação às mudanças climáticas. Com as novas adesões, o RegionsAdapt conta agora com a participação de 47 governos subnacionais. No Brasil, além do Rio de Janeiro e de São Paulo, os Estados do Ceará, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins e Roraima participam da iniciativa.
No RegionsAdapt, São Paulo está contribuindo com os grupos de trabalho sobre Resiliência e Florestas e Áreas Protegidas. Uma das principais contribuições do Sistema Ambiental Paulista às discussões com os governos subnacionais participantes da iniciativa é o Programa Nascentes. A experiência paulista na configuração do programa, que conecta empreendedores com obrigações de restauração a cumprir, restauradores e proprietários com áreas aptas à restauração. Em um ano, o programa já plantou mais de um milhão de mudas de espécies nativas em nascentes e matas ciliares.
Ao aderir à iniciativa, os governos subnacionais se comprometem a mapear planos e estratégias de adaptação às mudanças climáticas, acelerar a adoção e revisão de planos e estratégias, promover ações concretas, cooperar e compartilhar melhores práticas e reportar o progresso de suas metas de adaptação.
A iniciativa já lançou seu primeiro caderno de melhores práticas, entregue em formato digital aos participantes da Cúpula hoje. Nele, São Paulo apresenta as estratégias de implementação do Programa Nascentes.
Texto: Gisele Neuls