23/05/2016

 

foto1

O governador Geraldo Alckmin durante discurso de abertura

Faltando pouco mais de 100 dias para abertura dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016, o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira, dia 23 de maio. Acompanharam a cerimônia o ministro do Esporte Leonardo Picciani, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Linamara Rizzo Battistella, a secretaria do Meio Ambiente Patrícia Iglecias, além de outras autoridades e diversos atletas.

O centro tem o objetivo de fomentar o paradesporto brasileiro, criando condições para que seus atletas se destaquem nas competições, recebendo intercâmbios de atletas, equipes em diferentes competições.  São 95 mil m2 de área construída, que abrigam estruturas para 15 modalidades diferentes, com áreas para treinamento, hotel, centro de convenções, laboratórios, salas para condicionamento físico e fisioterapia além de um centro de pesquisa associadas as áreas científicas e tecnológicas relacionadas ao esporte para pessoas com deficiência.

“O esporte é extremamente importante para o cidadão e também para o Brasil. O esporte paraolímpico vem numa crescente, na última Paraolimpíada ficamos com o sétimo posto de medalhas. Tenho certeza que, com iniciativas como essa, vamos melhorar e cada vez mais nos concretizarmos como uma potência do paradesporto”, falou o governador, que também lembrou da compensação das obras para a construção do Centro de Treinamentos no Programa Nascentes.

As obras do complexo serão compensadas no Programa Nascentes, o maior programa de restauração ecológica do estado de São Paulo. A OAS, empresa responsável pela construção, contratou a ONG Iniciativa Verde, que plantou 3,3 hectares, equivalentes a 5.501 mudas em áreas do Parque Estadual do Rio Turvo.

 

Sirlene Coelho, atleta paraolímpica

Shirlene Coelho, atleta paraolímpica

A medalhista olímpica e recordista mundial no lançamento de dardo Shirlene Coelho agradeceu, em nome dos atletas, o empenho de todos presentes para que o Centro fosse construído. “Agora temos uma casa, nossa, onde podemos treinar e nos preparar, mas é importante que seja garantida a continuidade dessas conquistas, e que quem está começando possa sempre contar com o apoio necessário.” falou a campeã.

Equipe de basquete, durante treinamento

Equipe de basquete, durante treinamento

foto2

Atletas da modalidade Golbol

Programa Nascentes

Já foram plantados, no Programa mais de 640 hectares, equivalentes a mais de um milhão de mudas ou 899 campos de futebol.

Para conhecer mais sobre o programa, acesse: www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes