
23/05/2016

Patrícia Iglecias assina protocolo de transição agroecológica para modelo de produção orgânica
Domingo, dia 22, foi comemorado o Dia Mundial da Biodiversidade e, como parte das comemorações, a Secretaria do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e o Instituto Kairós assinaram protocolo de intenções para promover a transição agroecológica de proprietários rurais interessados em aderir ao modelo de produção orgânica.
“Esse período de transição oferece muitos desafios tecnológicos e econômicos aos produtores rurais. Com este protocolo de ação conjunta, queremos reconhecer este esforço para uma produção mais sustentável, uma vez que nossa qualidade de vida e saúde estão diretamente relacionados à qualidade dos alimentos que consumimos.” – afirmou a secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias.

Evento contou com os secretários adjuntos Cristina Azevedo (Meio Ambiente) e Rubens Rizek (Agricultura)
O Protocolo
O protocolo prevê ações de educação, que englobam cursos, capacitações e materiais educativos, que abordarão temas que vão desde a prática de conservação do solo, do controle de erosão e uso racional da água até a adequação ambiental da propriedade rural.
A principal meta do protocolo é contribuir para o uso sustentável dos recursos naturais por parte dos produtores, aumentar a oferta de alimentos saudáveis e estimular o seu consumo pela população. O protocolo é uma forma de reconhecimento dos produtores rurais que se dispõe a essa transformação.
A secretária do Meio Ambiente encerrou a cerimônia lembrando da importância da biodiversidade. Segundo estudos levantados pela Convenção da Diversidade Biológica, existem mais de 250 mil variedades de plantas viáveis para a agricultura em todo o mundo, mas apenas 3% delas são usadas. “Quanto mais biodiversa essa produção for, mais sustentabilidade e mais segurança alimentar teremos”, afirmou.
Visita a feira de orgânicos

Mostra de produtos produzidos pelos agricultores da AAO