09/05/2016

Walter Feldman, da CBF, o governador Geraldo Alckmin e a secretária Patrícia Iglecias (foto: Kleber Vicente)

Walter Feldman, da CBF, o governador Geraldo Alckmin e a secretária Patrícia Iglecias (foto: Kleber Vicente)

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), assinou nesta segunda-feira, 9 de maio, um Protocolo de Intenções, com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), visando à conjugação de esforços para compensar as emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2eq), decorrentes dos jogos de futebol disputados na Copa Verde 2016.

O objetivo do protocolo é formalizar a conjugação de esforços visando, por meio do Programa Nascentes, à compensação da emissão de 207,52 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq), decorrente de todos os jogos de futebol disputados na competição organizada pela CBF. Essa compensação será realizada por meio de um projeto de restauração ecológica no âmbito do Programa Nascentes que é atualmente objeto de um chamamento público. Cabe à entidade vencedora apresentar a metodologia de compensação. A quantidade de mudas/hectares será conhecida após a finalização do chamamento, com a análise do projeto vencedor. Essa compensação deverá ser realizada em áreas cadastradas no Banco de Áreas do programa.

A secretária Patrícia Iglecias iniciou a cerimônia afirmando que: “A compensação das emissões de gases de efeito estufa por meio da restauração é uma importante estratégia para o combate às mudanças climáticas e seus efeitos. Hoje estamos dando o primeiro passo para essa nova vertente do Programa e é muito emblemático que essa caminhada se inicie pelo esporte mais popular no mundo. Estamos mostrando que a proteção do meio ambiente também está se tornando paixão nacional.”

O governador Geraldo Alckmin ressaltou que trazer a compensação para SP atesta o compromisso do Estado com a restauração e representa uma vantagem já que o Programa Nascentes reúne todos os atores:  “Nós temos mapeadas as áreas que necessitam de restauração e colocamos quem precisa cumprir suas obrigações em contato com que tem experiência em realizar a restauração.  É vantagem para todos. Trazer a compensação para nosso Estado reforça nosso compromisso com a sustentabilidade.”

Walter Feldman, secretário-geral da CBF, agradeceu os esforços de São Paulo e complementou que o  futebol é uma importante ferramenta de divulgação de boas práticas. “A Copa Verde promove a educação ambiental em suas atividades e agora, graças a São Paulo, se torna efetivamente verde” concluiu.

Copa Verde 2016

Em sua terceira edição a Copa Verde reúne 18 clubes do Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo. O joga da volta da final, entre os times Gama-DF e Paysandu-PA, está agendada para o dia 10/05/2016 no estádio Valmir Bezerra em Gama (DF). O primeiro, em Belém, foi vencido pelo Paysandu por 2×0. O campeão garante uma vaga na Copa Sul-Americana.

Programa Nascentes

O Programa Nascentes já recuperou em São Paulo, uma área equivalente a quase 900 campos de futebol, com mais de um milhão de mudas plantadas.  A meta da primeira fase do programa é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

Diversos plantios já foram iniciados em cidades como Joanópolis, Piracaia, Jacareí/Igaratá, Salesópolis e Cajati, entre outras, que junto de demais iniciativas de restauração, somam mais de 640 hectares equivalentes a mais de um milhão de mudas (considerando o espaço padrão 2m x 3m, ou seja 1667 mudas por ha).

Conheça mais sobre o programa em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes