
29/06/2016

Solenidade na entrega de equipamentos para Sala Ambiental de Operação
No âmbito do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista, o Instituto Geológico recebeu equipamentos para operacionalização das chamadas “Salas Ambientais de Operação” (SAO), utilizadas em diversos órgãos do Estado para monitoramento e fiscalização integrada em áreas de ocupações irregulares e ambientalmente relevantes ao longo do Parque Estadual da Serra do Mar e seu entorno.
Os equipamentos consistem em microcomputadores de alto desempenho, impressora A3, roteador wireless, receptor GPS e câmera fotográfica digital, entre outros, destinados a aperfeiçoar a fiscalização, com o uso de tecnologia inteligente. Foram concedidos equipamentos também à Casa Militar e à Defesa Civil.
A cerimônia foi realizada na sala da Defesa Civil, no Palácio do Governo, acompanhada pela secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias; do diretor-geral do Instituto Geológico, Ricardo Vedovello, do secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, e demais autoridades.
Projeto
O Projeto Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista abrange o Litoral Norte, Baixada Santista e Litoral Sul, atendendo diretamente a 16 municípios: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, no Litoral Norte; Bertioga, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, na Baixada Santista; Iguape, Cananéia e Ilha Comprida, no Litoral Sul.
Ao todo, 13 Unidades de Conservação (UCs) são abrangidas pelo projeto: Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual Restinga de Bertioga e Mosaico de Ilhas e Áreas Marinhas Protegidas (APAs Marinhas Litoral Centro, Norte e Sul; PE Ilha Anchieta, PE Ilhabela, PE Xixová-Japuí, PE Marinha Laje de Santos, PE Ilha do Cardoso, APA Ilha Comprida, ARIE São Sebastião, ARIE do Guará), as respectivas zonas de amortecimento e influência dessas unidades de conservação.
O projeto visa gerar benefícios sociais com a eliminação de passivos habitacionais e ambientais em áreas de risco socioambiental, promovendo a efetiva proteção da biodiversidade e dos mananciais na zona litorânea do estado de São Paulo.
Texto: Rose F.
Fotos: Kleber Vicente

Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira

Ricardo Vedovello – Diretor Geral do IG

Patrícia Iglecias destacou a importância do Projeto que vem sendo realizado para a efetiva proteção da biodiversidade e dos mananciais na zona litorânea do Estado de São Paulo.