24/06/2016

Arraiá interna
O Terceiro Grande Arraiá Espaço de Leitura do Parque da Água Branca vai rolar no domingo, 26 de junho, das 13h às 18h. Haverá brincadeiras tradicionais como cadeia, pescaria, corrida do ovo, dança da laranja e o romântico correio elegante. E, como já é marca em todos os Arraiás do Espaço, quem quiser pode fazer um lambe-lambe com fundo típico de festas do sertão do Nordeste. Todos os participantes das brincadeiras ganharão um livro infantil ou infantojuvenil da Editora Peirópolis.

Às 15h, começa uma grande quadrilha em que todos serão convidados a participar e segue com o autêntico forró do Ricardo Dutra Trio tocando sanfona, viola, rabeca, flauta, zabumba, triângulo e pandeiro.

Confira a programação completa do fim de semana.

Sábado, 25 de junho

Às 11h – Roda de conversa para a primeira infância
Roda de barrigas e bebês: a leitura e a literatura desde a gravidez
Com Daniela Padilha
Por que ler para um bebê se ele ainda não entende a história? E o que ler? Como selecionar um livro para criança? Nessa roda de pais, cuidadores e bebês, a educadora propõe a troca de experiências leitoras, das memórias e afetividades de cada um.
Atividade indicada para pais, cuidadores de bebês e crianças de até 3 anos.

Às 15h – Sarau Supersônico – o Sarau do Espaço de Leitura
Aqui, o artista é o público e o alvo são textos e poemas da literatura infantil e infantojuvenil. Conquistados pelo mestre de cerimônias palhaço Adão, crianças e adultos são os protagonistas deste evento!
su.per.sô.ni.co adj (super+sônico) 1. Diz-se das vibrações e ondas sonoras, de frequência maior que a que o ouvido humano pode perceber. 2. Relativo ao que se move com velocidade superior à do som no ar; ultrassônico. (Dicionário Michaelis)
Com palhaço Adão, educadores e participantes do Espaço de Leitura
Atividade indicada para todas as idades.

Domingo, 26 de junho

Das 13h às 18h – Terceiro Grande Arraiá do Espaço de Leitura
Brincadeiras juninas
Todos os presentes serão convidados a se divertir com as brincadeiras típicas das festas juninas: pescaria, cadeia, argolas, entre outras. Os participantes levam de prenda um livro da Editora Peirópolis!

Das 14h às 18h – Lambe-lambe
Com Paulo Savala
Em um pequeno estúdio a céu aberto, quem quiser pode fazer uma foto típica do sertão do Nordeste.
Lambe lambe

Às 15h – Quadrilha
Com equipe e público do Espaço de Leitura
A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada principalmente na região nordeste do Brasil. Originária das zonas rurais da França e Inglaterra, desembarcou nos bailes da Corte Portuguesa no Brasil e foi ganhando popularidade em todo o País. Nesta festa, quem quiser entrar na dança é só arrumar um par e cair no gingado!

Às 15h30 – Apresentação musical: Viva São João!
Com Ricardo Dutra Trio
Neste baile, o trio vai tocar muito forró (baião, xote e xaxado), coco e bumba-meu-boi. A formação do grupo é inspirada nos trios de forró do Nordeste que tocam sanfona, viola, rabeca, flauta, zabumba, triângulo e pandeiro. Durante a apresentação, os músicos revezam-se nos instrumentos, criando uma atmosfera característica dos sertões, dos cerrados e das caatingas brasileiras.

Feira de Troca de Livros
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viajem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.

Exposição

A Leitura da Leitura – maneiras de ler
Aberta de quarta a domingo, das 9 às 18 horas
A exposição propõe aos leitores e público um mergulho em outras formas de leituras. Painéis espalhados pelo Espaço sugerem que a atenção dos pequenos se voltem para as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. No quiosque, a exposição sugere múltiplas possibilidades de apreciação e revela que a materialidade de um livro também é parte da experiência leitora. Esperamos sua visita!

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Sobre o Espaço de Leitura
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Espaço de Leitura
De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 2588-5811
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
facebook.com/espacode.leitura
instagram.com/espacodeleitura