
15/07/2016
Nesta sexta-feira, 15 de julho, a secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias, o diretor-presidente da Cetesb Otávio Okano, o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb Carlos Roberto dos Santos e o presidente da Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários (ABAS) assinaram o Termo de Compromisso de Logística Reversa de embalagens vazias de saneantes desinfestantes e desinfetantes de uso profissional.
Esse setor engloba produtos saneantes utilizados para o controle de vetores e pragas, incluindo inseticidas e raticidas, os quais são destinados à aplicação em domicílios e suas áreas comuns, no interior de instalações de prédios públicos ou coletivos e ambientes afins. Trata-se de substâncias tóxicas, de alto risco para a saúde pública e o meio ambiente.
Apesar de ser o primeiro Termo de Compromisso assinado para esse setor, os fabricantes desses produtos, organizados pela ABAS, já têm realizado a destinação ambientalmente adequada de embalagens coletadas em 15 mesorregiões do estado de São Paulo. O Termo de Compromisso assinado prevê a expansão da quantidade de resíduos coletados pelo sistema que já se encontra em implantação.
O instrumento assinado hoje constitui resultado de um esforço conjunto do poder público com o setor privado a fim de prevenir a má destinação de resíduos de alto potencial poluidor, contribuindo, assim, de maneira efetiva para a melhoria da qualidade ambiental do estado.
Texto: Lia Demange