
26/07/2016
No dia 26 de julho comemora-se o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. Ecossistemas de transição entre ambientes terrestre e aquático, os manguezais são característicos de regiões tropicais e subtropicais e estão sujeitos ao regime de marés. No Brasil, ocorrem de Santa Catarina ao Amapá. No estado de São Paulo, se distribuem por todo o litoral, sendo a maior extensão no Litoral Sul e Baixada Santista.
Eles estão entre os ecossistemas, biologicamente, mais produtivos e importantes do mundo, funcionando como verdadeiros “berçários da natureza”. Fornecem bens e serviços exclusivos para sociedades e sistemas costeiros, destacando-se as condições propícias para alimentação, proteção e reprodução de muitas espécies animais e a estabilização da linha costeira contra ações erosivas ou na redução de impacto de fenômenos extremos, como tempestades e furacões, e também na redução dos efeitos das mudanças climáticas.
A flora dos manguezais é constituída de espécies halófitas facultativas, ou seja, plantas adaptadas para sobreviver em ambientes onde a água é salgada. Além dessa característica fisiológica, as espécies de mangue possuem diversas adaptações que lhes permitem viver em um ambiente lodoso e anóxico (com pouco oxigênio no solo). Exemplo disso, suas raízes aéreas, que funcionam como escoras ou pneumatóforos (respiratórias).
Os manguezais dependem de seu equilíbrio ecológico e as alterações no aporte de nutrientes, salinidade e sedimento podem afetá-los. As áreas de manguezais têm sofrido grandes impactos com as ações e ocupações do homem, como a exploração desordenada de seus recursos ou contaminação por esgoto de estabelecimentos ou residências que contribuem para a degradação do ecossistema.
Proteção aos manguezais
Importantes manguezais do litoral paulista foram incluídos em áreas de proteção ambiental, caso das APAs Marinhas do Litoral Norte e do Litoral Centro e nas Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIEs) de São Sebastião e Guará. As APAs Marinhas complementam a proteção do entorno de Unidades de Conservação de Proteção Integral estaduais, como os parques da Serra do Mar, da Ilha Anchieta, de Ilhabela e da Laje de Santos; e federais, como as Estações Ecológicas Tupinambás e Tupiniquins. Os manguezais situados no entorno da APA Marinha do Litoral Sul estão sob a gestão de outras UCs, que são: Parque Estadual da Ilha do Cardoso, APA de Ilha Comprida, APA Federal de Cananeia-Iguape-Peruíbe, ARIE do Guará e as integrantes do Mosaico do Jacupiranga.

Manguezal do Rio Fazenda, no PESM Núcleo Picinguaba (foto: Aline Rezende)
Técnica da SMA tem tese premiada
A geógrafa e especialista ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Nádia Gilma Beserra de Lima, teve sua tese de doutorado “Interação dos atributos climáticos nos manguezais do litoral sul de São Paulo e sua relação com os controles climáticos” escolhida como a melhor em Geografia Física no biênio 2014/2015, o que lhe rendeu o prêmio “Aziz Nacib Ab’Saber”.
A pesquisa sob orientação do Prof. Dr. Emerson Galvani, da USP, avaliou a relação existente entre controles (estrutura da vegetação, variação da maré e sistemas atmosféricos) e atributos climáticos (temperatura do ar, umidade absoluta do ar, radiação solar global, vento e precipitação) no manguezal localizado na Barra do Ribeira-Iguape, estado de São Paulo.
Acesse a matéria completa em: Especialista da SMA recebe prêmio “Aziz Nacib Ab’Saber”
A pesquisadora também participa do projeto “Monitoramento de manguezais: guardiões das zonas costeiras”, coordenado pela Profa. Dra. Marília Cunha-Ligon (Unesp-Registro), que ainda conta com a parceria de pesquisadores da USP, UPE e UFRB e a ONG Instituto Bioma-Brasil. Entre os objetivos do projeto estão o monitoramento de bosques de mangue em diferentes graus de conservação, o mapeamento e análise da dinâmica de clareiras em bosques de mangue, a capacitação de caráter educativo, com enfoque no ecossistema manguezal, de professores das redes estadual e municipal da região de estudo. O projeto vai fornecer subsídios aos órgãos responsáveis na elaboração de estratégias de gestão e conservação dos manguezais.

Vegetação do manguezal (foto: Aline Rezende)