10/08/2016

10082

O secretário adjunto Antônio Velloso discursou na abertura do evento

Estiveram presentes, em 10/8, no auditório Augusto Ruschi, representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e Votorantim Cimentos (VC), para comemorar os cinco anos de cooperação técnica estabelecida entre as instituições.

O encontro deu início também às comemorações de 25 anos de fundação da RBMA, com o lançamento do guia Boas Práticas Ambientais em Áreas Cársticas e do Roteiro Metodológico para Aplicação do Plano de Gestão Territorial Sustentável.

Clayton Lino, presidente da RBMA, recorda que há seis anos a Votorantim colocou como meta se tornar uma empresa sustentável. “Hoje, a parceria assumida trouxe resultados na preservação de cavernas e da mata atlântica.”

Firmado, em julho de 2011, o termo de cooperação técnica entre a Votorantim Cimentos, o Instituto Amigos da Reserva da Biosfera e a Sociedade Brasileira de Espeologia buscou desenvolver, implementar e difundir boas práticas de mineração em áreas cársticas e no entorno das unidades de conservação, de modo a criar condições para que a atividade mineradora se faça de maneira sustentável, conservando e valorizando a flora e a fauna.

Durante o encontro, a SMA, representada pelo seu secretário adjunto, Antônio Velloso Carneiro, firmou com a Votorantim Cimentos, um protocolo de intenções visando a ações conjuntas para promover um estudo da “Área dos Paivas”. A localidade, situada no entorno do Parque Estatual de Intervales, em Ribeirão Grande, possui mais de 690 hectares e conta com a presença de aproximadamente 40 cavidades, incluindo a Gruta dos Paivas, considerada a quinta maior do Estado. Para Antônio Velloso, o evento ultrapassou o previsto. “A parceria e a integração entre o poder público e o privado foi um sucesso.”

10083

Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração

Publicação feita em parceria com a Sociedade Brasileira de Espeleologia e a Votorantim Cimentos, que elucida a importância da conservação de cavernas. O guia é voltado principalmente para as cimenteiras e mineradoras de calcário. A ideia foi despertar a consciência do setor sobre a importância da preservação das áreas cársticas e sua vulnerabilidade, já que 70% das cavernas se encontram em áreas com presença de calcário. A edição é a primeira a relacionar mineração com cavidades, tema sensível em todo o setor. Para Marcelo Augusto Rasteiro, presidente da SBE, o guia foi uma parceria, considerada improvável, que uniu construção e pesquisa.

Plano de Gestão Territorial Sustentável

O plano teve como base, em sua construção, casos de sucessos da Votorantim, considerando aspectos ambientais na produção de cimento. A metodologia indicada pode ser aplicada em empresas de setores diversos, com grandes extensões ou importância socioambiental.

Para Patrícia Montenegro, gerente de Relações Ambientais da Votorantim Cimentos, trata-se de um documento inovador, que reuniu mineradores e especialistas de diversas áreas, com intuito de elaborar um conjunto de recomendações, que possam auxiliar as empresas de mineração a gerir de forma sustentável.

Texto – Cris Couto
Fotografia – Pedro calado