
29/08/2016
Durante o mês de agosto, cerca de 80 mil internautas e telespectadores da TV Vanguarda registraram seu voto para eleger as 7 Maravilhas da Região, que inclui o Litoral Norte e o Vale do Paraíba. A votação terminou na segunda-feira, 22, e apontou que três das 7 Maravilhas são unidades de conservação da Fundação Florestal: Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba; Monumento Natural Estadual Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, e o Monumento Natural Estadual Pedra Grande, em Atibaia, esta última a mais votada.
Segundo o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, a escolha de três unidades de conservação entre as 7 Maravilhas do Litoral Norte e Vale do Paraíba é motivo de grande orgulho para a instituição e para as comunidades do entorno dessas unidades de conservação, que também têm papel fundamental no apoio à preservação ambiental.
“Nós sabemos que nossas unidades de conservação são verdadeiros redutos da natureza, fragmentos da Mata Atlântica e monumentos geológicos naturais que poderiam estar depredados ou nem mais existir se não fossem protegidos. Receber este retorno do público é muito gratificante para nós e um grande incentivo para a continuidade da missão da Fundação Florestal, de contribuir para a conservação, o manejo e a ampliação das florestas do estado de São Paulo e seus cenários espetaculares”, comentou.
Como visitar nossas três Maravilhas
Monumento Natural Estadual Pedra Grande
Estrada Municipal da Pedra Grande – acesso pela Rod. Don Pedro I – Atibaia
Importante: Estacionar o veículo sempre na parte superior da Pedra Grande
Respeitar o limite de 30 Km de velocidade na Estrada.
Dias e horários de visitação: de segunda a domingo, das 8h às 18h
Telefone: (11) 4402-3533
Parque Estadual Ilha Anchieta
Acesso pelo Píer Saco da Ribeira
(Avenida Plínio de França, nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba – SP)
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 13,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento
Telefone: (12) 3842-1231
E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br
Pedra do Baú
Estrada da Campista KM 21, Bairro Campista – São Bento do Sapucaí
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
Telefone: (12) 3663-3762 – (12) 3971-2496
E-mail: monapedradobau@fflorestal.sp.gov.br
Conheça as 7 Maravilhas da Região:
Basílica de Aparecida
A construção do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida teve início em 1955 e é o maior templo do mundo dedicado a Maria. São cerca de 25 milhões de tijolos que compõem a estrutura da Basílica, que já recebeu a visita de três papas e recebe milhões de fiéis todos os anos.
Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí
Com aproximadamente dois mil metros de altitude e uma vista espetacular, são necessárias três horas de caminhada para chegar no topo da pedra, onde é possível avistar de um lado o sul de Minas Gerais e de outro o Vale do Paraíba.
Pico dos Marins, em Piquete
Localizado na Serra da Mantiqueira, com 2,4 mil metros de altitude, o pico é o quarto maior de todo Estado de São Paulo. Ponto turístico da região, o local recebe a visita de muitos montanhistas que procuram o turismo natural e de aventura. Para chegar ao cume é preciso passar por uma trilha de terra, onde o nível de acesso é considerado de médio a pesado.
Ilha Anchieta, em Ubatuba
A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo e um dos principais pontos turísticos de Ubatuba. No local, bastante procurado pelos turistas, são encontradas sete praias de águas cristalinas em meio ao verde da mata atlântica. O parque criado na região ocupa a totalidade da Ilha Anchieta e, além de proteger as riquezas naturais, preserva o patrimônio histórico-cultural representado pelas ruínas de um presídio e suas instalações.
Fazenda Resgate, em Bananal
O casarão foi construído em 1828 e é tombado como patrimônio histórico. Com 20 cômodos, o local reúne diversos estilos arquitetônicos da época. Foi sede de uma das maiores produtoras de café do Brasil.
Pedra Grande, em Atibaia
Localizada na Serra do Itapetinga a 1,4 mil metros acima do nível do mar, a área rochosa de 18 km² é tombada como patrimônio histórico. O acesso até o local pode ser feito por trilhas, e é possível estacionar o veículo na própria pedra. Por ser o ponto mais alto da cidade, é o local ideal para a prática de voo livre, paraglider, rapel e escalada em montanha. Lá é possível avistar outras cidades da região como Bragança Paulista, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.
Praia do Puruba, em Ubatuba
A Praia do Puruba é marcada pelo encontro dos rios Puruba e Quiririm, o que torna o local próprio para um banho de água doce. Por toda extensão dela, existe água do mar e água doce bem próximas. É uma praia de tombo, com mar agitado e não possui estrutura para visitantes. Para chegar até ela, há duas formas: trilha ou seguir 2 km até uma vila caiçara e então atravessar o rio com barqueiros locais.