30/08/2016

IMG_0159

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançou na segunda-feira, 29 de agosto, na Capital, o Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas Para a Consolidação de Uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC-SP).

Compromisso assumido pelo Brasil durante a COP-21, a conferência do clima, em Paris, em 2015, o Plano prevê uma série de ações para diminuir a emissão de carbono na produção agropecuária, em consonância com a tendência mundial de conservação, e adaptar o agro às mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa.

O secretário Arnaldo Jardim disse que o Governo do Estado já desenvolve as ferramentas para a aplicação da iniciativa. Exemplos destas ferramentas são as linhas de financiamento para a execução das ações do Plano como recuperação de áreas degradadas por erosões, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), nascentes e matas ciliares, plantio direto na palha, floresta, sementes e mudas, pecuária de leite e desenvolvimento regional sustentável.

O Plano prevê ações como recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas por meio do manejo adequado e adubação; aumentar a adoção de sistemas de ILPF e de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em 4 milhões de hectares; ampliar a utilização do Sistema Plantio Direto (SPD) em oito milhões de hectares; e ampliar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) em 5,5 milhões de hectares.

Presente ao evento, o secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles destacou o apoio da pasta à Secretaria de Agricultura e lembrou que poucas atividades têm o meio ambiente como algo tão necessário como tem a agropecuária.

Em São Paulo, o Plano ABC será executado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com as secretarias do Meio Ambiente; de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH); de Energia e Mineração (SEM); da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC); e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), além de entidades de representação e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura – Plano ABC é um dos planos setoriais elaborados de acordo com o artigo 3° do Decreto n° 7.390/2010 e tem por finalidade a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de GEE no setor agropecuário assumidos pelo país.