26/08/2016
O secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) Antonio Velloso deu posse aos novos membros da Comissão de Implantação do Mosaico Jacupiranga (MOJAC), na sexta-feira, 26 de agosto. Também na reunião foram definidas novas prioridades e estabelecido um cronograma de trabalho. Entre as definições, a elaboração do Plano de Manejo, com início já no próximo mês de setembro.
“É fundamental pensar em um modelo sustentável ambiental e economicamente de unidades de conservação. Além de promover a conservação, temos o desafio de gerar renda de maneira sustentável e, por isso, precisamos ter uma visão criteriosa, com estratégias claras”, disse Antonio Velloso ao destacar a importância do MOJAC, o coração da Mata Atlântica.
Diante das atuais demandas econômico-financeiras, é consenso que o Plano de Manejo seja elaborado com estratégias e mecanismos que garantam também a sustentabilidade ambiental e econômica.
Coração da Mata Atlântica
O Mosaico Jacupiranga foi criado com o objetivo de conciliar a conservação da Mata Atlântica e, ao mesmo tempo, a melhoria das condições de vida das populações tradicionais que vivem na área.
Situado no Vale do Ribeira e Litoral Sul, esta é uma das regiões mais significativas de remanescentes primários de Mata Atlântica do Brasil, com ampla biodiversidade, além de um importante patrimônio espeleológico, como a Caverna do Diabo, grandes áreas de manguezais e vários sítios arqueológicos, como, por exemplo, sambaqui, da Capelinha, com cerca de 10 mil anos. Por essas características, a região é reconhecida pela UNESCO, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Patrimônio da Humanidade.
O Mosaico Jacupiranga é composto por três parques estaduais, quatro áreas de proteção ambiental, cinco reservas de desenvolvimento sustentável e duas reservas extrativistas.
Os representantes da Comissão de Implantação do MOJAC são:
- Secretaria do Meio Ambiente (SMA-GAB) – Cristina Azevedo (Kitty) e Clayton Ferreira Lino
- Cetesb – José Roberto Sobral e Herbert Hans Rudolf Schulz
- Fundação Florestal – Edson Montilha de Oliveira e Donizetti Borges Barbosa; Josenei Gabriel Cará e Tiago Leite Vecki;
- Instituto Florestal – Ocimar Jose Batista Bim e Marcos Buhrer Campolim
- Secretaria de Logística e Transportes – Celso Luiz Barboza
- Departamento de Estradas e Rodagem (DER) – João Carlos Rosim Sabino e José Francisco Guerra da Silva
- Secretaria de Planejamento e Gestão – Eduardo Meyer Lanças e Theo Lovizio de Araújo
- Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania – Mara Joana Figueiroa Bennati e Thaysa Louise Sanchez
- Itesp – José Renato Lisboa e Maria Ignez Maricondi
- PGE – Rodrigo Levkovicz e Marcia Maria de Castro Marques
A próxima reunião da Comissão ocorrerá em outubro e, até lá, três subgrupos deverão avançar com a proposta de trabalho para os temas prioritários.
Mais informações
Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga completa sete anos neste sábado, 21