
09/09/2016
Você sabia que o jatobá é uma boa opção para a arborização urbana? E que tal embelezar a praça do seu bairro com pau-formiga? Para quem não conhece essas árvores ou nunca pensou em usá-las na arborização urbana, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) fez o Caderno de Arborização Urbana, com orientações para a utilização de espécies nativas do nosso estado nas cidades.
O Caderno de Arborização Urbana traz diretrizes, indicações técnicas e informações sobre as espécies nativas mais adaptadas para as cidades, e de acordo com os biomas naturais do Estado. Dessa forma tanto o cidadão comum quanto o técnico ambiental são capazes de ampliar seus conhecimentos referentes à função das árvores no ecossistema urbano, aprimorando suas ações relativas ao plantio de árvores em áreas urbanas.
Além de valorizar a importância das árvores e das áreas verdes para a qualidade de vida urbana dos cidadãos, o caderno também tem o propósito de diminuir vícios e conceitos equivocados na escolha das árvores para o embelezamento das cidades. O caderno traz recomendações específicas de plantio para cada espécie e como adequá-las corretamente em jardins, quintais, sítios e calçadas das residências entre outros quesitos.
As árvores desempenham papel fundamental na qualidade de vida das cidades. Elas reduzem a poluição, absorvem os ruídos, amenizam o calor do sol, melhoram a qualidade do ar, além de ser uma alegria para os olhos. Por sua grande importância, a arborização urbana é uma das diretivas de avaliação de desempenho do Programa Município VerdeAzul, da SMA, que contribui para a eficiência da agenda ambiental nos municípios.
Saiba mais
Árvores nas cidades:
– produzem oxigênio para a sobrevivência dos seres vivos
– protegem de ventanias
– reduzem a temperatura e abafamento
– reduzem o consumo de energia, pois refrescam o ambiente
– promovem ambientes acolhedores para a prática de esportes e lazer
– servem de abrigo para aves e outros animais
– retêm material particulado, melhorando a qualidade do ar
– fornecem frutas, sementes, folhas, flores, resinas, látex, madeira
– combatem o aquecimento global, capturando CO2 da atmosfera
– oferecem sombra e controlam a umidade do ar
– amortecem ruídos
– melhoram a permeabilidade do solo, ajudando a prevenir enchentes
– evitam o carreamento de partículas indesejadas para os cursos de água
– protegem o solo e os rios do assoreamento
Fotos: Caderno de Arborização Urbana (Thereza Camara Chini Nisi/José Walter Figueiredo Silva/Marlison Silva Barbosa)