
08/09/2016
Os produtores rurais beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) entregarão alimentos direto de suas agroflorestas para o restaurante-obra de arte Restauro, durante toda a 32ª Bienal de São Paulo.
A proposta nasceu na Bio Brazil Fair em junho deste ano, quando artista Jorge Mena Barreto conheceu o trabalho de fomento a agroflorestas no estande Secretaria do Meio Ambiente. Após o contato com os produtores beneficiados pelo programa, que estavam expondo no estande, Mena Barreto procurou a SMA para conhecer os sistemas agroflorestais desenvolvidos no programa e negociar com os produtores o contrato de fornecimento de alimentos para seu restaurante-obra na Bienal.
O artista participou de intercâmbios técnicos do projeto e conheceu as propriedades. Através do PRDS, a Secretaria do Meio Ambiente facilitou a negociação entre produtores e restaurante.
No total, oito associações e cooperativas fecharam negócios com o restaurante, beneficiando mais de 270 famílias de agricultores que plantam agroflorestas no estado de São Paulo. A expectativa é que as vendas para a bienal cheguem a R$ 24 mil. Desde o início do projeto, o PDRS investiu R$ 2,9 milhões em infraestrutura e equipamentos para apoiar a produção destas famílias. A 32ª Bienal vai de 7 de setembro a 11 de dezembro.
Participantes
Associação Regional de Desenvolvimento Agrário (Iperó e Itapetininga)
Cooperativa dos Agricultores Familiares 16 de Maio (Iperó)
Cooperativa dos Produtores Rurais de Ipanema e Região (Iperó)
Cooperativa da Agricultura Familiar de Sete Barras (Sete Barras)
Cooperativa Agroecológica de Manejo e Conservação da Biodiversidade dos Agricultores Familiares do Assentamento Sepé-Tiaraju (Serrana)
Centro de Formação Sócio Agrícola Dom Hélder Câmara (Ribeirão Preto)
Associação dos Remanescentes de Quilombo do Bairro Nhunguara (Iporanga e Eldorado)
Cooperafloresta – Associação Dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis (Barra do Turvo)