26/09/2016

saf2

O uso de práticas agrícolas de forma integrada, que favorece o equilíbrio ambiental e contribui para a redução do desmatamento, com a introdução de espécies nativas, tem ganhado cada vez mais destaque nos noticiários e até em obras de ficção. São os Sistemas Agroflorestais (SAFs), tema da VIII Encontro Paulista de Biodiversidade (EPBio), que será realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), nos próximos dias 27 e 28 de setembro.

Durante o encontro serão debatidos os aspectos socioambientais, experiências de sucessos de restauração e agrofloresta em larga escala, operacionalização de SAFs em diferentes escalas, SAFs e polinizadores. Ao colocar o assunto na pauta, o evento busca subsídios para incentivar Sistemas Agroflorestais como atividade econômica, alternativa para o Programa de Regularização Ambiental e ferramenta para a restauração ecológica, bem como discutir a utilização da agroecologia como meio de promoção de restauração ecológica em larga escala, sem a utilização de herbicidas. Também vai debater a importância ecológica e econômica dos polinizadores para a segurança alimentar e biodiversidade.

O EPBio é realizado anualmente, desde 2008, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio de sua Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN). O evento foi criado com a proposta de reunir academia, sociedade civil e governo, promovendo o debate em torno das questões mais relevantes a respeito da biodiversidade, e constituindo um fórum importante para a proposição de novas estratégias e políticas para a conservação e recuperação da biodiversidade em São Paulo.

O evento é gratuito.

Confira aqui a programação do evento:

Para participar, se inscreva aqui.