
30/09/2016
Na sexta-feira, 30/09, o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles, almoçou no restaurante-obra de arte Restauro da 32ª Bienal de São Paulo, na companhia do artista Jorge Mena Barreto, da escritora Edmara Barbosa, uma das autoras da novela Velho Chico, da Rede Globo, e do secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento, Rubens Rizek.
Desde o começo da Bienal, produtores rurais beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), das secretarias do Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento, estão entregando alimentos diretamente de suas agroflorestas para o restaurante. A proposta nasceu na Bio Brazil Fair, em junho deste ano, quando artista Jorge Mena Barreto conheceu o trabalho de fomento a agroflorestas no stand da Secretaria do Meio Ambiente.
Depois do contato com os produtores beneficiados pelo programa, expositores na Bio Brazil Fair, Mena Barreto procurou a SMA para conhecer os sistemas agroflorestais desenvolvidos no programa e negociar com os produtores o contrato de fornecimento de alimentos para seu restaurante-obra. Por meio do PDRS, a Secretaria do Meio Ambiente facilitou a negociação entre os produtores e o restaurante.
No total, oito associações e cooperativas fecharam negócios com o restaurante, beneficiando mais de 270 famílias de agricultores que plantam agroflorestas no estado de São Paulo. A expectativa é que as vendas para a bienal cheguem a R$ 24 mil. Desde o início do projeto, o PDRS investiu R$ 2,9 milhões em infraestrutura e equipamentos para apoiar a produção dessas famílias.
Quem quiser conhecer melhor o projeto e saborear os alimentos tem até 11 de dezembro para visitar a 32ª Bienal, no Parque do Ibirapuera.