31/10/2016

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 28 de outubro, de mais um plantio do Programa Nascentes no Assentamento Estadual Florestan Fernandes, em Presidente Bernardes. A iniciativa vai recuperar 66,8 hectares de reserva legal e tornar esse assentamento no primeiro do estado a ter toda sua área de preservação permanente restaurada.

O evento contou com a participação do secretário adjunto do Meio Ambiente,  Antônio Velloso, e dos secretários estaduais Márcio Fernando Elias Rosa (Justiça e Defesa da Cidadania), deputado Federal Rodrigo Garcia (Habitação), Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira (Casa Militar) e do diretor executivo do Itesp Marco Pilla, além de autoridades locais.

“Nossa meta nesta primeira etapa é plantar 6,5 milhões de mudas nas beiras de rios, córregos, represas e corpos-d’água. Ou seja, onde tem água a gente planta mudas, para não deixar acabar a nascente, não deixar acabar a água e, com isso, melhora o clima e chove mais. Já plantamos 2 milhões de mudas”, disse Alckmin

O projeto, que será coordenado pelo Itesp e Secretaria do Meio Ambiente (SMA), é fruto de compensação ambiental de três empresas da região. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas serão utilizadas, sendo que parte delas é produzida por reeducandos do sistema prisional, com o objetivo de promover a ressocialização dos sentenciados. O investimento é de mais de R$ 1 milhão.

“O investimento das empresas trará benefícios diretos ao município, pois contribuirá para que a cidade atinja as metas do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, assim, poderá se candidatar para receber recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Este é o primeiro assentamento que estará dento dos moldes do Código Florestal”, explicou o secretário em exercício do Meio Ambiente Antônio Velloso Carneiro.

Programa Nascentes

Criado em 2014, pelo governador Geraldo Alckmin, o Programa Nascentes alia a conservação dos recursos hídricos à proteção da biodiversidade. O intuito é otimizar e direcionar investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais para compensação de emissão de carbono ou redução da pegada hídrica. A meta da primeira fase do programa é restaurar mais de quatro mil hectares utilizando pouco mais de seis milhões de mudas de espécies nativas.

Matérias relacionadas

Secretaria de Agricultura promove recuperação do solo e das matas ciliares no interior paulista

Restaure em Unidades de Conservação